Documentário gravado na Resex Tapajós-Arapiuns é liberado em plataforma online

G1 - https://g1.globo.com/ - 03/04/2020
A pianista Carla Ruaro e sua equipe embarcaram em uma expedição de 40 dias que envolveu içar um piano em um barco e atravessar a Amazônia brasileira.

O premiado documentário "Raízes - Um Piano na Amazônia" com gravações em comunidades da Reserva Extrativista (Resex Tapajós-Arapiuns), em Santarém, no oeste do Pará, está disponível em plataforma online. O cinema em casa é uma opção de entretenimento em tempos de pandemia do novo coronavírus, já que o isolamento social é uma das medidas de prevenção recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.

A produção é da pianista gaúcha Carla Ruaro e recebeu o apoio do Projeto Cultura na Comunidade da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

"É momento de recolhimento, reflexão e solidariedade. Nessa quarentena quando nossa arte não pode ir às ruas, me uno ao movimento de músicos e artistas que de suas sacadas, como vimos na Itália, ou através de concertos online fazem chegar sua música ao público de maneira gratuita e solidária. Libero agora o filme Raízes- Um Piano na Amazônia, nas versões português e inglês e convido-os para assistirem em casa com a família. Peço também que compartilhem com seus amigos", disse Carla Ruaro.

O filme foi premiado como o melhor média metragem nacional no I Festival de Cinema de Alter do Chão em outubro de 2019. No dia da premiação para receber o troféu estava presente a diretora artística do filme, Tatiana Cobbett.

"Gratidão aos apoiadores, a Prefeitura de Santarém, em especial aos servidores da Secretaria Municipal de Cultura, o secretário da pasta "Pixica", imensa gratidão. Todo o filme foi concluído com muito voluntariado. E essa premiação só eleva mais o nosso trabalho, levar esse mérito da Amazônia, de Alter do Chão e de Santarém", declarou Cobbett na noite da premiação.

O filme foi liberado recentemente, porque antes estava concorrendo em Festivais de Cinema, sendo uma das regras a não disponibilização online em nenhuma plataforma. As cenas do filme foram gravadas nos meses de novembro e dezembro de 2017.

Países onde o filme foi lançado:
Brasil, Espanha, Finlândia, Inglaterra, Itália, Marrocos e Portugal.
Premiações Gerais:
Melhor Média Metragem-I Festival de Cinema de Alter do Chão
Melhor Fotografia e Menção honrosa - Kalajoki Festival/ Finlândia
Seleção Oficial nos Festivais:

Lift-Off Global (Londres/Inglaterra)
Prisma Independent Film Award (Roma/Itália)
Intimalente Festival (Caserta/Itália)
Morocco Adventure Film Festival (Rabat/Marrocos)
Festival Cinema Aventura (Matosinhos/Portugal)
Fest Cine - Poços de Caldas (Brasil)
Sinopse do filme:


A pianista Carla Ruaro e sua equipe embarcaram em uma expedição de 40 dias que envolveu içar um piano em um barco e atravessar a Amazônia brasileira. Em colaboração com compositores locais, o objetivo deste projeto independente foi levar a música amazônica para comunidades ribeirinhas remotas e um instrumento que nunca haviam visto antes.

Através da aquisição e transporte do instrumento para as oficinas e apresentações musicais para as comunidades ao longo das margens do rio, o projeto também fortalece os laços de união das comunidades ribeirinhas, uma valorização do valor das comunidades e artistas.

Ficha técnica do filme:

Tatiana Cobbett - Diretora Artística;
Carla Ruaro - Pianista e Produtora;
João Santos - Cinegrafista
Paulo Markun - Roteirista
Pamella Flor - Fotógrafa
Joana Pereira - Arte Educadora
Gustavo Roriz - Diretor Musical
Alexandre Piccini - Mistura, edição, sonora e finalização de áudio.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2020/04/03/documentario-gravado-na-resex-tapajos-arapiuns-e-liberado-em-plataforma-online.ghtml
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Tapajós-Arapiuns
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.