Cosanpa e Ideflor-bio planejam ações de limpeza nos lagos do Parque Estadual do Utinga

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/ - 26/11/2020
Nesta quinta-feira (26), as direções técnicas da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-bio) reuniram-se para planejar projetos pertinentes às áreas que envolvem as duas instituições. Entre os assuntos debatidos: corredores de preservação ambiental para fomentar o ecoturismo e conservação da nossa área verde e a limpeza dos lagos do Parque Estadual do Utinga.

"Essa reunião teve objetivo de estreitar ainda mais projetos que realizamos em parceria entre Ideflor-Bio e Cosanpa. Temos uma grande responsabilidade que é o abastecimento da área metropolitana de Belém, com base na água oriunda dos lagos Bolonha e Água Preta, que estão dentro da nossa unidade de conservação. Compreendemos que, hoje, temos muitos desafios por conta das macrófitas que estão dentro do lago e estamos, justamente, na tratativa dessa limpeza necessária para que a cada dia tenhamos uma qualidade de água cada vez melhor e que o abastecimento seja significativo tanto na chegada das torneiras de cada cidadão, mas também na melhoria e no cuidado da preservação dos elementos essenciais referentes a este recurso hídrico tão precioso para nós", explicou a presidente do Ideflo-bio, Karla Bengtson.

Os lagos Bolonha e Água Preta fazem parte do Parque Estadual do Utinga, em Belém, que é uma unidade de conservação. Além das medidas rotineiras de conservação, os lagos merecem atenção especial, pois funcionam como reservatórios naturais da água que vem do Rio do Guamá e chega até à Estação de Tratamento de Água do Bolonha, que é operado pela Cosanpa, para tratamento de cerca de 60% de Belém, além de áreas de Ananindeua. Em visita ao Parque, é possível observar plantas na superfície dos lagos, as chamadas macrófitas aquáticas, que desempenham um papel importante no funcionamento do ecossistema presente no ambiente, mas em grande quantidade também podem trazer prejuízos ao sistema. Daí a importância de planejar estratégias para a limpeza correta e eficiente da área.

"É um trabalho que vamos fazer em conjunto por meio de um contrato com o Ideflor-Bio que vai nos permitir melhorar a qualidade da água que chega até a ETA Bolonha. Ainda este ano, vamos iniciar a limpeza do lago Bolonha e, com isso, a gente já inicia as ações necessárias no principal lago fornecedor para a nossa principal estação de tratamento de água", finalizou José Antonio De Angelis, presidente da Cosanpa.

https://agenciapara.com.br/noticia/23627/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Utinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.