UCs do Amapá ganham sistema de radiocomunicação

www.conservation.org.br - 22/11/2005
Na próxima quinta-feira (24), será inaugurado um sistema de radiofonia entre as unidades de conservação estaduais e a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema). A ação representa mais um importante passo para a implementação do Corredor de Biodiversidade do Amapá.

O lançamento do sistema se dará no primeiro dia da II Conferência Estadual de Meio Ambiente do Estado, que acontece no período de 24 a 26 de novembro, em Macapá.

Através de aparelhos radiocomunicadores, o novo sistema interligará a sede da Sema na capital com os dois postos da Polícia Ambiental localizados nos municípios de Laranjal do Jarí e Bailique e quatro Unidades de Conservação (UC): Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, Reserva Biológica do Parazinho, Área de Proteção Ambiental da Fazendinha e Área de Proteção Ambiental do Curiaú. "A nova ferramenta vai auxiliar no controle das autoridades locais sobre as UC do Estado do Amapá, unidade da federação com menor índice de desmatamento", afirma Edvaldo de Azevedo Souza, secretário de Meio Ambiente do Amapá. A implantação deste sistema de radiofonia é a prova de que a parceria entre Governo do Amapá e a Conservação Internacional está rendendo os frutos esperados. Nosso desejo é estender o serviço para todas as unidades de conservação do Corredor, incluindo as federais", explica.

Facilitar as ações de comunicação, monitoramento, controle e fiscalização nas áreas protegidas é o principal objetivo do sistema de radiocomunicação. Entre as principais vantagens, está a possibilidade de se fazer o gerenciamento integrado dessas áreas, que poderão trocar informações e experiências, bem como planejar ações conjuntas para a criação dos respectivos planos de manejo. As atividades de fiscalização e monitoramento serão viabilizadas graças à ligação com postos policiais em pontos estratégicos para as unidades estaduais. "A grande importância do novo sistema é tirar do isolamento as quatro unidades de conservação que estão sob a nossa responsabilidade. A partir de agora, essas unidades poderão fazer uma gestão mais compartilhada com a sede da Sema", explica Jesse James Lima da Costa, chefe da Divisão de Unidades de Conservação da Secretaria.

O sistema de radiocomunicação custou cerca de 28 mil reais e foi doado pela Conservação Internacional (CI-Brasil), com recursos do Fundo Global para a Conservação. A inauguração integra um plano firmado em 2003 entre diversas instituições para consolidar o Corredor de Biodiversidade do Amapá, através da implementação das unidades de conservação ali existentes. A Secretaria do Estado de Meio Ambiente, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a CI-Brasil são as organizações envolvidas no processo.

"A inauguração deste sistema de radiocomunicação faz parte do processo de fortalecimento institucional que a Conservação Internacional apóia dentro do Corredor do Amapá. A intenção é tornar as instituições responsáveis bem equipadas e mais aptas a desenvolverem seus papéis com agilidade", destaca Enrico Bernard, gerente de projetos, da CI-Brasil, para a Amazônia.

Conferência – O evento em que será lançado o sistema de radiocomunicação – a II Conferência Estadual de Meio Ambiente – reunirá representantes do poder público, comunidade científica, organizações não-governamentais e associações indígenas. Os principais temas a serem discutidos pelos participantes serão Biodiversidade e Florestas, Recursos hídricos e os instrumentos de desenvolvimento sustentável no Estado do Amapá. A Conferência Estadual de Meio Ambiente é uma promoção conjunta do Governo do Estado do Amapá, por meio da Sema, e Ibama.

Related Protected Areas:

  • UC Rio Curiaú
  • UC Parazinho
  • UC Rio Iratapuru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.