Operação da Sedam protege Unidade de Conservação

Decom - 23/10/2007
Fiscais da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental SEDAM, em conjunto com o Ministério Público do Estado, Batalhão de Polícia Ambiental e Delegacia Especializada contra Crimes Ambientais, estão realizando operação de fiscalização e vistoria nas Unidades de Conservação: Floresta Estadual de Rendimento Sustentado do Rio Madeira B e Rio Vermelho B no município de Porto Velho. Cada localidade conta com duas equipes compostas por 15 pessoas. Os trabalhos tiveram início dia 9 deste mês e estenderá até o dia 22.

Segundo o Chefe do Núcleo de Controle e Fiscalização da SEDAM, Ibaldeci Ferreira, a operação obedece três fases: a primeira consistiu em identificar os possíveis invasores e danos ambientais causados. Na segunda, foram notificadas 200 famílias a deixarem à unidade num prazo de 20 dias e lavrados 110 Autos de Infração por Degradação Ambiental em Unidade de Conservação. Os valores variam entre R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais). Os infratores irão responder criminalmente pelos danos causados ao meio ambiente. Na terceira fase as pessoas que insistirem em permanecerem na UC serão retiradas do local.

A Floresta Estadual de Rendimento Sustentável Rio Madeira B, está situada no km 40 da Br-319, com área de cinqüenta e um mil, oitocentos e cinqüenta e seis hectares sete ares e dez centiares. Foi criada através do decreto no 7600/96, com o objetivo da produção auto sustentada dos recursos naturais renováveis e a condução da regeneração natural do povoamento remanescente, de modo a garantir a capacidade produtiva da floresta com o mínimo de alteração dos ecossistemas.

O Secretário Augustinho Pastore disse que a Sedam só está cumprindo o que determina a legislação não permitindo a permanência de pessoas dentro das UC, para garantir a preservação de ambientes de relevante importância ambiental, pois se tratam de áreas consideradas prioritárias para a conservação da biodiversidade no Estado de Rondônia.
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Rio Vermelho (B)
  • UC Rio Madeira (B)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.