Sema dá continuidade às ações de conscientização no Monumento Natural Morro de Santo Antônio

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 12/03/2009
A comunidade Associação dos Moradores e Amigos do Morro foi a segunda Associação a receber a equipe da Sema prestigiando o evento com a presença aproximadamente 60 pessoas. A Sema disponibilizou três técnicos; sendo 01 da Coordenadoria de Unidade de Conservação: Rosana Viegas - Analista de Meio Ambiente, 01 da SUEA - Superintendência de Educação Ambiental, Aristides Soares de Souza - Analista de Meio Ambiente e Celso Arruda - Gerente da Unidade Monumento Natural Morro de Santo Antônio que apresentaram para comunidade os benefícios da conservação ambiental, da sustentabilidade econômica, além da qualidade de vida oferecida pelo local.

O gerente da Unidade explicou que a ação promove a conscientização da comunidade sobre a importância de preservar a unidade, fazendo com que as comunidades estejam presentes nas decisões e no acompanhamento da manutenção do Morro de Santo Antônio. "Queremos futuramente formar um conselho para cuidar da Unidade, trabalhando junto com as comunidades que vivem no entorno", comenta Celso Arruda.

Para a analista do Meio Ambiente Rosana Viegas, a importância do conselho está em estabelecer normas. "Tudo que for trazer benefício ao Morro e à comunidade em geral, tem que ter critérios e normas, para que se possa garantir a continuidade e a preservação dos recursos naturais existentes nessa unidade de conservação", destaca Rosana.

A coordenadoria de Unidade de Conservação alerta as comunidades que os visitantes precisam estar cientes das restrições legais em relação ao Morro de Santo Antônio, como, não sendo permitida a abertura de novas trilhas; matar, perseguir ou caçar animais; cortar ou coletar a vegetação; utilização de fogo ou artefatos explosivos; poluição sonora; extração de minerais, e todo e qualquer lixo gerado deve ser coletado, entre outras, pois trata-se de uma unidade de conservação ambiental . Para a visitação da Unidade de Conservação, deverá ser solicitada prévia autorização da Gerência do Monumento que funciona no horário das 08 às 17 horas.
UC:Monumento Natural

Related Protected Areas:

  • UC Morro de Santo Antônio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.