SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br - 22/06/2009
Gestores e conselheiros de quatro Unidades de Conservação (UCs) com plano de manejo reuniram-se, nesta segunda-feira (22), para criar cursos de capacitação de monitores em ecoturismo para as áreas protegidas. Cerca de 25 representantes dos parques estaduais Delta do Jacuí, Itapuã, Itapeva e do Turvo, além das secretarias do Meio Ambiente, Turismo e Educação das cidades onde estão situadas as UCs e da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no RS (Fadergs) participaram do encontro, que prossegue nesta terça-feira. O secretário estadual do Meio Ambiente, Berfran Rosado, prestigiou o evento, ocorrido nas instalações do Parque Estadual Delta do Jacuí. A iniciativa está sendo realizada em conjunto com a Secretaria Estadual do Turismo.
O objetivo dos cursos, de acordo com Lilian Zenker, coordenadora da Assessoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), é qualificar o atendimento à visitação pública nas unidades de conservação, além de aumentá-la. Mas para isso, segundo ela, a comunidade que vive no entorno dessas áreas deve conhecê-las, participar de atividades e promover o ecoturismo, o que será obtido através da educação ambiental.
Berfran avalia que a sociedade deve valorizar os parques para poder protegê-los melhor e cobrar do poder público sua manutenção. "A saída para as nossas UCs é a constituição de projetos que sejam autossustentáveis e um planejamento que envolva a sociedade." Ainda de acordo com o secretário, uma unidade de conservação não pode ser de uma secretaria ou de ambientalistas, mas da população.
UC:Parque
Related Protected Areas:
- UC Delta do Jacuí
- UC Itapuã
- UC Turvo
- UC Itapeva (PES)
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.