Projeto Responsabilidade Ambiental desperta interesse nos estudantes

SEMA/RS - www.sema.rs.gov.br - 20/07/2009
Contribuir para a mudança de conceitos e atitudes e promover o reconhecimento dos recursos ambientais, voltados ao consumo consciente, à geração de renda, à preservação dos ecossistemas e à gestão ambiental. Estes são os principais objetivos do Projeto Responsabilidade Ambiental: Mudando Conceitos e Atitudes, segundo a coordenadora do Programa Pró-Mar-de-Dentro da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, arquiteta Maria Elisabete Ferreira. Ela destaca que, desde a implantação do projeto, em junho passado, foram promovidos um curso e quatro oficinas, de um total de 31 que serão desenvolvidos até janeiro de 2010.

O projeto é resultado da Consulta Popular 2007, em demanda aprovada pelo Corede Litoral, e, por meio de convênio, é desenvolvido pelo Programa Pró-Mar-de-Dentro em parceria com a ONG Nordestão e o Município de Osório, com apoio dos municípios de Torres, Maquiné, Balneário Pinhal e Mostardas que, além de Osório, sediam os cursos e oficinas gratuitas.

Sobre o curso "Reconhecimento dos Ecossistemas" promovido na Semana do Meio Ambiente, no Parque Estadual de Itapeva (Peva), em Torres, que teve carga horária de 40 horas, a coordenadora do programa sublinhou que foi fundamental a participação de gestores de unidades de conservação do Defap/Sema e de técnicos da Fundação Zoobotânica, que ministraram o curso, sendo estes últimos os responsáveis pelo plano de manejo desta unidade de conservação. O evento reuniu universitários, professores, voluntários do Batalhão Ambiental da BM e técnicos do município.

Já a oficina Fotografando Nosso Ambiente, também promovida em junho e dirigida a educandos (de 4ª a 8ª séries), despertou nos estudantes de Balneário Pinhal um grande interesse pela fotografia ambiental, além do repasse de técnicas fotográficas. Outra oficina dirigida a jovens, a de Valorização do Material Reciclável, foi promovida no início deste mês em Osório e reuniu cerca de 20 alunos da 4ª série de uma escola municipal que aprenderam técnicas de confecção de brinquedos. A mesma oficina, com duração de 20 horas, foi promovida para os educadores de Osório, que aprenderem técnicas de confecção de jogos pedagógicos e utilitários, a partir de embalagens PET e longa vida.

Maria Elisabete destaca que tanto no curso quanto nas oficinas, os alunos foram unânimes em afirmar que a experiência foi bastante positiva e desejaram que ocorram outras edições. "Isso é muito gratificante", declarou ela. Conforme a coordenadora, a partir dos cursos e oficinas os alunos têm o papel de multiplicadores dos conhecimentos em suas localidades.

A próxima atividade do Responsabilidade Ambiental será o "Curso de Reconhecimento dos Ecossistemas do Entorno da Reserva Biológica da Serra Geral", que acontecerá de 27 a 31 de julho, na sede da Unidade de Conservação Estadual, localizada em Maquiné, distrito de Barra do Ouro.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Serra Geral (REBIO)
  • UC Itapeva (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.