Bom Futuro: primeira etapa do levantamento é concluída

Portal do Governo do Estado de Rondônia - www.rondonia.ro.gov.br - 27/08/2009
A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam), concluiu a primeira parte do levantamento ocupacional da Flona Bom Futuro. A equipe, composta por 22 pessoas, passou quase um mês inteiro no local com o objetivo de coletar dados consistentes sobre as características de ocupação da área.

Nesta primeira fase foi montado um posto de atendimento na vila Rio Pardo para atender os produtores que vivem na região. Os técnicos da Seagri e da Sedam, munidos de GPS e máquinas fotográficas, dentre outros equipamentos, registraram e vistoriaram a situação de 452 lotes de pelo menos seis linhas da parte norte da área.

Durante a estadia de 22 dias, a equipe constatou que o perfil dos ocupantes dos lotes é o de agricultura familiar com predomínio de culturas como café, lavoura branca (milho, feijão e arroz) e pecuária leiteira. Outro fator que chamou a atenção dos técnicos foi a carência de políticas públicas. "Eles não tem acesso à saúde, educação e outros aspectos sociais" destacou a agrônoma Laucieny Barros. Situação que deve mudar a partir do acordo firmado pelo governador Ivo Cassol com o Governo Federal que estabeleceu uma permuta entre a área da Reserva Federal do Rio Pardo pela Reserva Estadual do Rio Vermelho, onde será construída a usina hidrelétrica de Jirau.

Acordo

O acordo prevê a permuta de 140 mil hectares de terras, sendo 70 mil referentes às terras ocupadas pelos moradores e os outros 70 mil hectares de floresta em área a ser delimitada pela União e que ficará sob responsabilidade do Governo do Estado para preservação. Em troca o Estado cederá 140.000 hectares da reserva do Rio Vermelho à União para que em parte da área seja construída a usina de Jirau. "Este é o primeiro passo para solucionar este grave problema social e econômico da Flona Bom Futuro", disse Carlos Magno, secretário estadual de Agricultura.

Magno destaca ainda que, agora, com o trabalho da Seagri e da Sedam, vai ser possível regularizar as propriedades com documentos oficiais, sonho que as famílias que moram no local pensavam que não fosse mais acontecer. Segundo o governador Cassol, as famílias poderão permanecer na área, desde que não haja mais desmatamento, mas tão somente o uso sustentável da reserva, cuja fiscalização ficará a cargo do Estado.

Vistoria

No próximo mês as equipes da Seagri e Sedam irão retornar à Flona Bom Futuro para dar continuidade ao trabalho de levantamento ocupacional da área
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Bom Futuro
  • UC Rio Vermelho (A)
  • UC Rio Vermelho (B)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.