No próximo domingo (30.08), em Santo Antônio do Leverger, será o 1o Festival de Pipa e Dia de Lazer do Morrinho, a partir das 6 horas da manhã. O evento, uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuco) - vinculada a superintendência de Biodiversidade -, e a Associação de Incentivo à Arte e ao Desenvolvimento do Homem do Campo (Assicampo), tem como objetivo proporcionar um momento de lazer e conscientização às comunidades do entorno do Morro de Santo Antônio.
O gerente regional da Unidade de Conservação Monumento Natural Estadual Morro de Santo Antônio, Celso de Souza Arruda, explicou que durante o evento, além de receber informações e orientações, os participantes irão ajudar na limpeza da principal trilha existente no morro.
Moradores das comunidades Barreiro, Engenho Velho, Moinho, além de clubes de escoteiros de Cuiabá e a população em geral estão convidados para o evento. Desde o ano passado, a gerência da unidade vem trabalhando em parceria com as comunidades vizinhas ao Morro visando estabelecer parcerias para desenvolver ações de conservação, gestão e implementação daquela Unidade de Conservação.
"Tomamos conhecimento da iniciativa da Associação, em relação ao festival de pipas, e resolvemos unir forças para viabilizar um trabalho de conscientização ambiental", destacou Celso.
Durante o evento os visitantes vão receber orientações em relação aos horários de visitação e acesso ao morro. A Unidade de Conservação possui três trilhas mas, em função das dificuldades de controle dos visitantes, só uma delas (de cerca de dois quilômetros), a mais segura e dotada de infraestrutura, será disponibilizada ao acesso dos visitantes.
Outra preocupação, de acordo com Celso diz respeito às queimadas, como a que a unidade sofreu em 2007. "Nossa intenção é fazer uma limpeza na área retirando todo o tipo de lixo para que não se repita o que aconteceu há dois anos". Nesse sentido, a Coordenadoria de Unidades de Conservação (Cuco) da Sema vem se empenhando na orientação daqueles que vivem nas proximidades de unidades de conservação, intensificando as ações nesse período de proibição do uso do fogo, que vai de 15 de julho a 15 de setembro.
As inscrições para o festival de pipas custam R$ 5,00. Outras informações sobre o festival podem ser obtidas com a presidente da Assicampo, Luisa Rodrigues dos Santos Oliveira pelo telefone (65) 8115-2368 ou pelo e-mail luisarso@bol.com.br.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO 1o FESTIVAL DE PIPAS E DIA DE LAZER DO MORRINHO
Data: 30.08
Local: Monumento Natural Morro Santo Antônio
6:00 - Abertura - Introdução sobre o "Monumento Natural Morro de Santo Antonio" - Celso de Arruda Souza, Gerente da Unidade de Conservação Monumento Natural Morro de Santo Antonio
Rosana Maria Viegas - Analista de Meio Ambiente
6:10 - Ginástica laboral - professora Regiane Soares
6:30 - Subida ao Morro de Santo Antônio para retirada do lixo
Clube de Desbravadores Vigilantes da Chapada
Clube de Desbravadores Patrulheiros e comunidade
8:00 - Abertura do 1o Festival de Pipas do Morrinho -
12:00 - Almoço beneficente e de confraternização -
UC:Monumento Natural
Related Protected Areas:
- UC Morro de Santo Antônio
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.