Jovens participam do Dia da Educação Ambiental junto a Natureza

Jornal Dia Dia - www.jornaldiadia.com.br - 15/04/2010
No ultimo sábado, dia 10, trinta e cinco jovens do Proama-Programa Adolescente Ambiental estiveram junto monitores da Econg participando do 1 Dia da Educação Ambiental junto a Natureza, criado para reforçar a educação ambiental em campo.

Mariana Justino D. Franco, educadora ambiental voluntária do Proama, monitorou a atividade de Trilha Ecológica na área de APP-Area de Preservação Permanente do Rio Aguapei já dentro do Parque Estadual que leva o mesmo nome que o rio.

Entomofauna, ictiofauna, zona de amortecimento, vertebrados, invertebrados, cadeia alimentar, ecologia, unidades de conservação, mata ciliar, app, entre outras nomenclaturas foram trabalhadas no decorrer da trilha, sempre buscando coincidir a parte teórica com amostragem real de elementos daquele ecossistema apresentados aos alunos. Segundo Marcos Apolinário, secretário e assessor de imprensa da Econg, "é muito interessante ver como os jovens se agarram aos conhecimentos quando lhes oferecem oportunidade, e este contato direto com regiões como essa, faz do ensinamento uma ação que permite o conhecimento do seu meio ambiente.".

Para Sâmara Lopes, membros do Proama de Nova Independencia, as experiências em campo com pessoal especializado é que esta fazendo a diferença no aprendizado, já fomos para vários lugares, como; sítios, fazendas, parques estaduais, rios e isso é que faz a diferença, a teoria sendo confrontada com a pratica, é muito gratificante.

Valdir Marim, técnico em agropecuária e monitor do Proama de N. Independência acredita que são estas ações que resultam na valorização do programa pelos alunos, pais, diretores de escola, monitores, patrocinadores como a Usina Ipê e Viralcool, as prefeituras de Nova Independência com apoio permanente e São João do Pau Dalho que abriu as portas do balneário publico exclusivamente para o Proama.

Os jovens deverão nas férias escolares montar acampamento na Reserva Legal Rio Paraná, onde a Econg tem a concessão de uso da área e ali deverão permanecer por vários dias fazendo um estudo da região, auxiliados por professores e estagiários da UFMS de Três Lagoas e da Unesp de Ilha Solteira.

http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/temperatura-e-meio-ambiente/31951-jovens-participam-do-dia-da-educacao-ambiental-junto-a-natureza
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Aguapeí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.