Construção irregular ameaça Reserva do Grajaú

O GLOBO - http://oglobo.globo.com - 06/05/2010
Uma casa de tijolos em meio à Reserva do Grajaú está preocupando moradores do bairro. A ocupação irregular - que pode ser vista da Rua Marechal Jofre e fica numa encosta que faz divisa com o Morro do Encontro, na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá - está numa área de preservação ambiental, administrada pela prefeitura.

- Um morador fotografou tudo e me mandou as fotos. Distribuí aos vizinhos e vou entregar um ofício na Secretaria de Meio Ambiente - diz Jucélia Bessa, presidente da Associação de Moradores do Grajaú(Amavena). - Nunca tinha visto invasão assim na reserva. Se o poder público não fizer nada agora, vai se tornar a continuação do Morro do Encontro.

Procurada pelo GLOBO-Tijuca, a Secretaria municipal de Meio Ambiente não respondeu se tomaria qualquer providência em relação à invasão. Já a assessoria da Secretaria municipal de Urbanismo, responsável por
fiscalizar e coibir construções irregulares, informou que a atribuição de fiscalizar essas áreas é da pasta de Meio Ambiente.

O presidente do Instituto Chico Mendes, Rogério Rocco, disse que faria vistoria no local esta semana. A autarquia é a responsável pelas unidades de conservação federais, como a Floresta da Tijuca.

- Embora a Reserva do Grajaú não esteja sob nossa administração, faria sentido, do ponto de vista ecológico, que ela estivesse, porque faz parte do mesmo maciço da Floresta da Tijuca - explica.

Em setembro do ano passado, até plantação de maconha foi achada na Reserva do Grajaú. As mudas estavam num sítio de 20 mil metros quadrados, instalado irregularmente dentro do Parque Estadual do Grajaú.


http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2010/05/06/construcao-irregular-ameaca-reserva-do-grajau-289191.asp
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Tijuca
  • UC Grajaú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.