Ambientalista visita CR2 em Manaus

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 02/12/2011
A Coordenação Regional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Manaus (CR2), recebeu a visita do professor e ambientalista, Paulo Nogueira-Neto. O ambientalista foi convidado para receber o título de Chanceler do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Assy Manana, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, Unidade de Conservação Estadual e aproveitou para conhecer as instalações do ICMBio em Manaus.

A visita aconteceu dia 18 de novembro e na ocasião o ambientalista conversou sobre diversos temas, dentre eles, a inclusão do artigo sobre Compensação Ambiental no Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza (SNUC); o apoio que ele deu à criação do ICMBio; a forma positiva como ele enxerga a criação e implementação dos mosaicos de Unidades de Conservação.

Entre as várias histórias contadas pelo ambientalista, a equipe da CR2 aproveitou para conhecer um pouco mais sobre a criação de algumas das Unidades de Conservação ligadas a CR, realizadas durante a sua gestão, entre elas, o Parque Nacional (Parna) de Anavilhanas, as Estações Ecológicas (Esec) Maracá, Esec Niquiá, Esec Caracaraí, a Esec Juami-Japurá, Esec Jutaí-Solimões e a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Javari-Buritis.

O ambientalista contou como se deu a escolha das áreas para criação, desde quando se deparou com diversas fotos do Projeto Radam (Radar na Amazônia), que lhe chamaram a atenção pela rara beleza e possibilidade de possuir inestimável valor biológico, que justificassem sua proteção, às vistorias em campo, feitas por sobrevoo e viagens de barco.

Na despedida, a CR 02 foi presenteada com exemplar do livro "Uma Trajetória Ambientalista- Diário de Paulo Nogueira-Neto", com dedicatória do autor: "À Coordenação Regional do ICMBio 2, com o abraço cordial e verde do Paulo Nogueira-Neto".

Saiba mais - O ambientalista brasileiro, Paulo Nogueira-Neto, entre 1974 e 1986, esteve a frente da Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA) do governo federal, sendo o responsável pela criação de 3,2 milhões de hectares em 23 Estações Ecológicas e Reservas Ecológicas, e 1,5 milhões de hectares de Áreas de Proteção Ambiental.




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2390-ambientalista-visita-cr2-em-manaus
Movimento Ecológico

Related Protected Areas:

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.