Senado aprova ampliação do Parque das Nascentes do Rio Parnaíba

G1 - http://g1.globo.com/ - 19/12/2014
O Plenário do Senado aprovou esta semana o projeto de lei da Câmara que altera os limites do Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, localizado entre os estados do Piauí, Maranhão, Bahia e Tocantins. A proposta segue agora para sanção presidencial e pretende ampliar a área de preservação para 749.848 hectares.

De autoria do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), a projeto altera o decreto de criação do parque, editado em 16 de julho de 2002, que limitava a extensão do local em 729.813,551 hectares. Tal demarcação incluía aapenas a área de proteção ambiental Serra da Tabatinga, no Municípios de Formosa do Rio Preto, na Bahia; Alto Parnaíba, no Maranhão; Gilbués, São Gonçalo do Gurguéia, Barreiras do Piauí e Corrente, no Piauí; e Mateiros, São Felix e Lizarda, no estado do Tocantins.

A partir da proposta passa a ser incorporada ao parque a área ao Sul do parque, composta por vegetação típica de cerrado em diferentes graus de recuperação, onde há monocultivos de grãos há vários anos. Além das áreas das nascentes do Rio Corrente, da Serra do Lajeado e da Área de Proteção Ambiental do Jalapão.

Já ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) caberá a desapropriação dos imóveis particulares constituídos de terras e benfeitorias existentes nos limites para fins de utilidade pública.

Para o parlamentar, as mudanças nos limites garantem a preservação dos recursos naturais que compõem o parque, criado com objetivo de proteger as nascentes do rio Parnaíba, a segunda maior bacia hidrográfica do Nordeste e uma das três maiores bacias sedimentares brasileiras, ao lado das Bacias do Amazonas e do Paraná.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba reúne 60 espécies de mamíferos e 211 de aves. Várias dessas espécies estão ameaçadas de extinção, como o porco-do-mato, o veado-campeiro, a jaguatirica, a onça-pintada, o tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, o gavião-real, a arara-azul-grande e o beija-flor de rabo branco.



http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2014/12/senado-aprova-ampliacao-do-parque-das-nascentes-do-rio-parnaiba.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Tabatinga
  • UC Jalapão
  • UC Nascentes do Rio Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.