Parques estão em lista de concessão para empresas

FSP, Turismo, p. D4 - 09/02/2017
Parques estão em lista de concessão para empresas

BRUNO MOLINERO
EVERTON LOPES BATISTA
DE SÃO PAULO

Em junho de 2016, o governador Geraldo Alckmin sancionou um projeto que autoriza o governo a conceder à iniciativa privada 25 parques estaduais -entre eles, o Intervales, o Petar e o da Ilha do Cardoso.
Por até 30 anos, empresas poderão explorar serviços, o turismo e, em alguns deles, a madeira e os subprodutos florestais.
"O intuito é encontrar um equilíbrio entre viabilização econômica e preservação ambiental. Com o turismo nesses lugares, a sociedade passa a conhecê-los melhor. E também a cobrar mais a sua fiscalização", afirma o secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Salles.
Para Ricardo Ribeiro Rodrigues, biólogo e professor da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP, a concessão deve ser implementada com cautela e usar a mão de obra local.
"Permitir exploração econômica em unidades de conservação é arriscado. A extração de recursos precisa estar atrelada ao plano de manejo sustentável da área", diz.
Segundo o professor, não se pode perder de vista o papel da preservação. "Manter a biodiversidade desses parques, que são importantes para a preservação de áreas remanescentes de floresta no Estado, deve permanecer."
Segundo o cronograma da Secretaria de Meio Ambiente, que coordena o plano de concessão, quatro parques de maior interesse econômico serão concedidos no primeiro semestre de 2017: Horto Florestal, Jaraguá, Cantareira e Campos do Jordão. No segundo semestre, é a vez do Intervales e do Petar.
O da Ilha do Cardoso deve ficar para 2018 ou 2019.


FSP, 09/02/2017, Turismo, p. D4

http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2017/02/1856884-parques-estaduais-de-sao-paulo-estao-em-lista-de-concessao-para-empresas.shtml
UC:Parque

Related Protected Areas: