Manaus sedia 1o Encontro de Mosaicos de Áreas Protegidas da Região Norte

A Crítica - http://www.acritica.com/channels/ - 07/03/2017
Manaus sedia 1o Encontro de Mosaicos de Áreas Protegidas da Região Norte
Problemáticas das áreas protegidas são alguns dos assuntos a serem discutidos em encontro a partir de hoje 07/03/2017 às 09:37 - Atualizado em 07/03/2017 às 09:38

Paulo André Nunes Manaus (AM)

A pressão de setores que não pensam na questão da sustentabilidade e que, por sua vez, buscam se aproveitar da utilização de recursos naturais sem se preocupar com o verde e a biodiversidade, coloca em risco as áreas protegidas em todo o País. Essa e outras problemáticas antigas e corriqueiras contra o meio ambiente serão discutidas a partir desta terça-feira (7), e até quinta-feira (9), sempre a partir das 9h, durante o 1o Encontro de Mosaicos de Áreas Protegidas da Região Norte, que tem como local o Quality Hotel (avenida Mário Ypiranga, 1090, Adrianópolis, Zona Centro-Sul). O evento vai reunir cerca de 150 pessoas, dos 9 Estados da Amazônia, que vão falar sobre como gerir, conservar e preservar grandes extensões de florestas.
Para exemplificar a importância do evento, estarão na capital amazonense profissionais responsáveis pela gestão de uma área equivalente a 32 milhões de campos de futebol de áreas naturais - como florestas, savanas, mangues, cachoeiras, rios, lagos, planícies, montanhas e etc.
A organização está por conta da Rede Mosaico de Áreas Protegidas (Remap), o WWF-Brasil (que dá apoio técnico e financeiro a esta iniciativa), o Instituto Pacto Amazônico (IPA), o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), a Fundação Vitória Amazônica (FVA), o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Instituto Socioambiental (ISA) e o WCS-Brasil.
Participam deste encontro, oficialmente, os representantes dos mosaicos do Lago de Tucuruí (PA), Apuí (AM), Baixo Rio Negro (AM), da Amazônia Meridional (AM/MT/RO), da Amazônia Oriental (AP/PA) e do Jalapão (TO/BA). Na programação do encontro, constam temas como governança, gestão integrada e compartilhamento de experiências exitosas.
O que é um mosaico?
Um mosaico de áreas protegidas é uma figura jurídica prevista na lei no 9985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). Ele é basicamente um conjunto de unidades de conservação, quilombos ou terras indígenas que, por compartilhar uma série de características físicas em comum (geografia, hidrografia e biodiversidade, por exemplo) compartilham ações, planos e estratégias comuns para conservação de seus recursos naturais, culturais e sociais.
A ideia dos mosaicos é otimizar recursos e maximizar resultados, garantindo a participação social no controle das áreas protegidas e garantir maior eficiência nas ações. Atualmente, existem 15 mosaicos de áreas protegidas no Brasil - a maior parte deles na Amazônia, ressalta o WWF Brasil, por meio de sua assessoria de comunicação, em material enviado para a imprensa sobre o evento.
Evento será transmitido pelo YouTube nesta terça-feira
O primeiro dia de programação do Encontro de Mosaicos terá transmissão ao vivo no perfil oficial do WWF-Brasil no YouTube, disponível no https://www.youtube.com/WWFBrasil.
A transmissão tem início às 9h (horário de Manaus) e será possível interagir com a mesa onde serão realizadas palestras e os painéis.
Para a analista de conservação do WWF-Brasil, Jasylene Abreu, este momento será uma grande oportunidade de conhecer e entender as realidades locais de cada mosaico de áreas protegidas. "Precisamos reforçar as articulações locais e a implementação desses mosaicos. Então penso que essa será uma oportunidade de conhecer essas iniciativas, visualizá-las e realizar diagnósticos para saber quais são os seus problemas e desafios", afirmou.
A Rede Mosaico de Áreas protegidas (Remap) reúne gestores, pesquisadores e interessados nos mosaicos de áreas protegidas do Brasil. Atualmente a rede articula a realização de outros encontros ao longo do ano: existe a proposta de um evento em maio voltado aos mosaicos da Mata Atlântica e outro em setembro, para debater a situação dos mosaicos do Cerrado e do Espinhaço. Um encontro nacional deve acontecer no final do ano, informa o WWF.
"Não somos contra os empreendimentos, mas queremos ações sustentáveis", comentou para A CRÍTICA a integrante do núcleo de coordenação do Remap, Heloisa Dias.

Blog
Heloisa Dias, do Núcleo de Coordenação do Remap

"As áreas protegidas correm risco, sim. Essa situação nos preocupa porque você tem a pressão vinda de setores que não pensam na questão da sustentabilidade, que querem pressionar pela utilização dos recurusos naturais e sem se preocupar com o verde e a biodiversidade. Alguns desses setores que fazem esse tipo de pressão são os de agronegócios e logística. Vejamos a questão do licenciamento ambiental: ele é pressionado por esses empreendimentos. Queremos um comprometimento maior dos governos Federal e Estadual com a conservação do meio ambiente. As áreas protegidas são instrumentos que conservam a biodiversidade. Não somos contra os empreendimentos, mas queremos ações sustentáveis em prol dessas áreas".

Frase
"Será a oportunidade de conhecer essas iniciativas, visualizá-las e realizar diagnósticos para saber quais seus problemas e desafios"
Jasylene Abreu, analista de Conservação da WWF-Brasil


http://www.acritica.com/channels/manaus/news/manaus-sedia-a-partir-desta-terca-1-encontro-de-mosaicos-de-areas-protegidas-da-regiao-norte
Amazônia:Pesquisas, Teses e Seminários

Related Protected Areas:

  • UC Apuí
  • UC Baixo Rio Negro
  • UC Amazônia Meridional
  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.