Mosaico do Apuí

Área 2.467.244,00ha.
Legal Jurisdiction Amazônia Legal
Año de creación 2010
Grupo Geral
Responsible instance Estadual
Document Portaria - 55 - 12/03/2010
Mosaics Apuí

Mapa

Municipios

Municipio(s) en que incide(n) la Unidad de Conservación y algunas de sus características

Municipios - MOS do Apuí

# UF Municipality Población (IBGE 2018) Población no urbana (IBGE 2010) Población urbana (IBGE 2010) Área do Município (ha) (IBGE 2017) Área de la UC en municipio (ha) Área de la UC en municipio (%)
1 AM Apuí 21.583 7.412 10.595 5.424.515,30 2.223.818,00
90,13 %
2 AM Novo Aripuanã 25.237 7.377 14.074 4.117.965,60 197.267,00
8,00 %

Ambiente

No hay informaciones registradas sobre Ambiente

Gestión

  • Management Agency: (SEMA-AM) Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas
  • Clase del consejo: Consultivo
  • Year of creation: 2010

Documentos jurídicos

Documentos jurídicos - MOS do Apuí

Tipo de documento Número Acción del documento Fecha del documento Fecha de publicación Observación Descargar
Portaria 138 Conselho 20/07/2010 27/07/2010 Aprova regimento interno do Conselho Gestor  
Portaria 55 Criação 12/03/2010 23/03/2010 Reconhece sobre o conjunto de UC sob a responsabilidade do CEUC, da SDS/AM, localizadas na região limítrofe entre os estados do AM, MT e PA, como Mosaico de UCs do Apui. perfazendo uma área de 2.467.243,619 hectares. Cria o Conselho Consultivo do Mosaico.  
Portaria 211 Instrumento de gestão - plano de manejo 22/09/2010 27/09/2010 Aprova o Plano de Gestão do Mosaico de Unidades de Conservação do Apuí. Este plano foi considerado como plano de manejo para cada UC, além de instrumento de gestão do próprio mosaico. Isso porque, como o próprio plano afirma que "o primeiro desafio foi desenvolver uma base técnica e conceitual para integrar o planejamento das nove unidades de conservação e gerar um único plano de gestão para o Mosaico do Apuí. A equipe de planejamento definiu uma base conceitual para a integração das ações e gestão de toda essa área, entendendo que cada unidade de conservação corresponde na prática, a um pré-zoneamento de todo o mosaico do Apuí, como uma única unidade de gestão. Isso permitirá, entre outras coisas, corrigir erros na delimitação dessas unidades por falta de conhecimento adequado no momento da criação e, principalmente, evitará que ações de manejo em uma das unidades tenham efeitos negativos nas unidades vizinhas, respeitando a individualidade e os objetivos de cada uma das áreas.  

Documento de gestión - MOS do Apuí

Tipo de plano Año de aprobación Estágio Observación
Plano de gestão ambiental 2010 Aprovado Portaria /SDS/GS Nº 211/2010

Superposición

No hay superposiciones de esa Unidad de Conservación con otras Áreas Protegidas

Amenazas principales

No hay informaciones registradas acerca del tema "Presiones y Amenazas"

Características

Inserido no sudeste do Estado, o Mosaico tem cerca de 2,5 milhões de hectares, e conjuntamente com os recém criados Parques Nacionais do Juruena e dos Campos Amazônicos, constitui um bloco contíguo 9 milhões de hectares de áreas protegidas. Este conjunto é conhecido como o Corredor Meridional de Conservação da Amazônia e abrange áreas do sul do Amazonas, norte do Mato grosso e do sudoeste do Pará, regiões sobre forte pressão de desmatamento pela expansão agrícola sobre a Amazônia brasileira.
Atributos naturais: A variedade de habitats do mosaico, com florestas de terra firme, florestas alagadas, campos rupestres, campinas e campinaranas, e a enorme beleza cênica proporcionados pelos saltos e corredeiras que ocorrem ao longo dos rios que cruza as unidades, compõem um cenário espetacular, com uma grande diversidade de espécies e paisagens. As corredeiras de Monte Cristo e os saltos do rio Sucundurí, estão entre as paisagens mais conhecidas pelo encanto atrativo. Na porção oeste do mosaico há a formação geológica do Domo do Sucundurí, um aglomerado de pequenas serras em disposição concêntrica, um afloramento rochoso muito antigo (Paleozóico) numa região submetida a um curioso clima de Monções. A região do Mosaico do Apuí também abriga as nascentes dos rios Acará e Sucundurí.
Biodiversidade: Com uma das maiores biodiversidades da Amazônia, a região do Mosaico do Apuí ficou famosa pela alta diversidade de primatas na região da bacia do rio Aripuanã, atualmente são conhecidas mais de 13 espécies de primatas endêmicas na região. Outra particularidade da biodiversidade da região é a presença de espécies de cerrado que ocorrem associadas às grandes manchas de campos e campinas, como as populações de cervo encontradas nos campos do PAREST do Guariba. Inventários na porção oeste do mosaico revelaram a ocorrência de cerca de 850 espécies de árvores, 46 mamíferos, mais de 300 aves, 27 répteis, 30 anfíbios e aproximadamente 100 espécies de peixes.
Infra-estrutura: O acesso à área pode ser feito por via aérea com vôos que partem de Manaus até Apuí no Amazonas. Também, por via terrestre pela Transamazônica (BR - 230) que leva de Humaitá/AM à Apuí ou através de barco, pelo rio Madeira até o município de Novo Aripuanã e depois o acesso às reservas pelo rio Aripuanã.
Sócio-economia: o Mosaico é composto por áreas de proteção integral e por áreas de uso sustentável, que viabilizam tanto a conservação quanto o desenvolvimento sócio-econômico da região. A região é rica em madeira principalmente mogno e cedro, havendo também ampla ocorrência de copaíba, andiroba, castanha, pau-rosa e outras espécies de interesse econômico. Atualmente, é crescente a utilização da Transamazônica (BR-230) , que é uma das vias de acesso ao mosaico, para a prática de enduros e ralis. O turismo de aventura na natureza pode se concretizar como um dos grandes atrativos da região que é famosa por suas corredeiras, saltos e estradas sem asfalto.
(Fonte: Unidades de Conservação do Estado do Amazonas. Manaus:SDS/SEAPE, 2007).

Contacto

Centro Estadual de Unidades de Conservação - CEUC (AM)
Av. Mário Ipiranga Monteiro, n° 3280 - Parque 10
CEP: 69050-030 - AM
Email: ceuc@ceuc.sds.am.gov.br
Tel: (92) 3642-4607
Site: http://www.ceuc.sds.am.gov.br

Noticias

Total del 35 noticias acerca the protected area MOS do Apuí en banco de datos RSS

Acceder todas las noticias acerca de esa área protegida

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.