Floresta Nacional de Palmares

Área 170,00ha.
Document area Decreto - s/n - 21/02/2005
Legal Jurisdiction Outros
Año de creación 2005
Grupo Uso Sustentável
Responsible instance Federal
Reservation Caatinga

Mapa

Municipios

Municipio(s) en que incide(n) la Unidad de Conservación y algunas de sus características

Municipios - FLONA de Palmares

# UF Municipality Población (IBGE 2018) Población no urbana (IBGE 2010) Población urbana (IBGE 2010) Área do Município (ha) (IBGE 2017) Área de la UC en municipio (ha) Área de la UC en municipio (%)
1 PI Altos 40.440 11.433 27.389 95.765,40 173,21
100,00 %

Ambiente

Vegetación

Vegetación (cursos de agua excluidos) % en la UC
Floresta Estacional Decidual 36,11
Savana Estépica 63,89

Cuencas hidrográficas

Cuenca hidrográfica % en la UC
Parnaiba Medio 100,00

Biomas

Bioma % en la UC
Caatinga 98,11
Cerrado 1,89

Gestión

  • Management Agency: (ICMBIO) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
  • Clase del consejo: Consultivo
  • Year of creation: 2009

Documentos jurídicos

Documentos jurídicos - FLONA de Palmares

Tipo de documento Número Acción del documento Fecha del documento Fecha de publicación Observación Descargar
Portaria 134 Conselho 13/12/2012 14/12/2012 Modifica a composição do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Palmares, localizada no Estado do Piauí.  
Decreto s/n Criação 21/02/2005 22/02/2005 Fica criada a Flona de Palmares, com aproximadamente 170 hectares, que tem como objetivo promover o manejo de uso múltiplo dos recursos florestais, a manutenção de banco de germoplasma in situ de espécies florestais nativas, e das características de vegetação de cerrado e caatinga, a manutenção e a proteção dos recursos florestais e da biodiversidade, a recuperação de áreas degradas e a educação ambiental.  
Portaria 65 Conselho 12/08/2009 17/08/2009 O PRESIDENTE DO ICMBio resolve: Art. 1º Criar O Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Palmares, com a finalidade de contribuir com ações voltadas à gestão participativa, implantação e implementação do Plano de Manejo desta Unidade e ao cumprimento dos seus objetivos de criação. Art. 2º O Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Palmares será composto por representantes das seguintes entidades: I - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; II - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA; III - Universidade Federal do Piauí/Trópico Ecotonal do Nordeste/ Tropen; IV - Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado do Piauí; V - Companhia Hidroelétrica do São Francisco- CHESF; VI - Prefeitura Municipal de Altos, sendo dois titulares e dois suplentes; VII - Companhia de Polícia Ambiental do Piauí- CIPAMA; VIII - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Altos/PI; IX - Farias Costa Arquitetura e Engenharia Ltda. X - Instituto Desert; XI - Associação de Biodiversidade do Trópico Ecotonal do Nordeste/Abioten; XII - Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do Assentamento Olho D'Água do Município de Altos/PI; XIII - Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Santa Izabel e Nova Esperança; XIV - Sindicato dos Guias de Turismo do Estado do Piauí; XV - Cooperativa de Artesanato de Altos- COOPA; Parágrafo único. O representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade será o Chefe da Floresta Nacional de Palmares, que presidirá o Conselho Consultivo. Art. 3º As atribuições dos membros, a organização e o funcionamento do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Palmares serão fixados em regimento interno, elaborado pelos membros do Conselho e aprovado em reunião. Parágrafo único. O Conselho Consultivo deverá elaborar seu Regimento Interno no prazo de até 90 dias, após a publicação desta Portaria no Diário Oficial da União. Art. 4º Toda e qualquer alteração na composição do Conselho Consultivo deve ser registrada em Ata de Reunião Ordinária da Assembléia Geral e submetida à decisão dessa Presidência. -

Documento de gestión - FLONA de Palmares

Tipo de plano Año de aprobación Estágio Observación

Características

A Floresta Nacional dos Palmares está localizada no estado do Piauí, bioma caatinga, e abrange os municípios de Altos e Teresina somando 170 hectares.
A Flona tem como objetivos o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.
(Fonte: MMA. Disponível em http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/consulta-por-uc. Acesso em 12/05/2013).

Noticias

Total del 20 noticias acerca the protected area FLONA de Palmares en banco de datos RSS

Acceder todas las noticias acerca de esa área protegida

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.