Floresta Nacional de Nísia Floresta

Área 175,00ha.
Document area Decreto - s/nº - 27/09/2001
Legal Jurisdiction Domínio Mata Atlântica
Año de creación 2001
Grupo Uso Sustentável
Responsible instance Federal

Mapa

Municipios

Municipio(s) en que incide(n) la Unidad de Conservación y algunas de sus características

Municipios - FLONA de Nísia Floresta

# UF Municipality Población (IBGE 2018) Población no urbana (IBGE 2010) Población urbana (IBGE 2010) Área do Município (ha) (IBGE 2017) Área de la UC en municipio (ha) Área de la UC en municipio (%)
1 RN Nísia Floresta 27.260 14.404 9.380 30.784,10 169,58
100,00 %

Ambiente

Vegetación

Vegetación (cursos de agua excluidos) % en la UC
Formações Pioneiras 100,00

Cuencas hidrográficas

Cuenca hidrográfica % en la UC
Litoral PB e RN 100,00

Biomas

Bioma % en la UC
Mata Atlântica 100,00

Gestión

  • Management Agency: (ICMBIO) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
  • Clase del consejo: Consultivo
  • Year of creation: 2008

Documentos jurídicos

Documentos jurídicos - FLONA de Nísia Floresta

Tipo de documento Número Acción del documento Fecha del documento Fecha de publicación Observación Descargar
Portaria 99 Instrumento de gestão - plano de manejo 05/09/2012 10/09/2012 Aprova o Plano de Manejo da Floresta Nacional de Nísia Floresta, localizada no estado do Rio Grande do Norte  
Portaria 2 Conselho 10/04/2015 16/04/2015 Modifica a composição do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Nísia Flo- resta, no estado do Rio Grande do Norte (Processo no 02070.001960/2011-50  
Decreto s/nº Criação 27/09/2001 28/09/2001 Fica criada a Floresta Nacional de Nísia Floresta, com área de aproximadamente 174,95 hectares, localizada no Município de Nísia Floresta, Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de promover o manejo adequado dos recursos naturais, garantir a proteção dos recursos hídricos e das belezas cênicas, fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica, com ênfase à sua exploração sustentável.  
Portaria 83 Conselho 22/10/2008 23/10/2008 INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE O PRESIDENTE DO ICMBio, resolve: Art. 1o- Criar O Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Nísia Floresta/RN com a finalidade de contribuir com ações voltadas à efetiva implantação e implementação do Plano de Manejo desta Unidade e ao cumprimento dos seus objetivos de criação. Art. 2o O Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Nísia Floresta é composto por representantes das seguintes entidades: I - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, sendo um titular e um suplente; II - Prefeitura Municipal de Nísia Floresta - RN, sendo um titular e um suplente; III - Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte - Promotoria de Justiça da Comarca de Nísia Floresta - RN, sendo um titular e um suplente; IV - Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte - Comarca de Nísia Floresta - RN , um titular e um suplente; V - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, sendo um titular e um suplente; VI - Colônia dos Pescadores Z-31 de Nísia Floresta - RN, sendo um titular e um suplente; VII - Cooperativa de produção do Agreste e Litoral de Potiguar - COOPA, sendo um titular e um suplente; VIII - Arquidiocese de Natal - Paróquia de Nossa Senhora do Ó, sendo um titular e um suplente; IX - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nísia Floresta, sendo um titular e um suplente; Parágrafo único - O representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade será o Chefe da Floresta Nacional de Nísia Floresta, que presidirá o Conselho Consultivo. Art.3o As atribuições dos membros, a organização e o funcionamento do Conselho Consultivo da Floresta Nacional serão fixados em regimento interno, elaborado pelos membros do Conselho e aprovado em reunião. Parágrafo único. O Conselho Consultivo deverá elaborar seu Regimento Interno no prazo de até 90 (noventa) dias, após a publicação desta Portaria no Diário Oficial da União. Art.4o Toda e qualquer alteração na composição do Conselho Consultivo deve ser registrada em Ata de Reunião Ordinária da Assembléia Geral e submetida à decisão dessa Presidência. -

Documento de gestión - FLONA de Nísia Floresta

Tipo de plano Año de aprobación Estágio Observación
Plano de manejo 2012 Aprovado Ver situação jurídica.

Superposición

Conozca las superposiciones dentre la Unidad de COnservación con otras Áreas Protegidas

Área Protegida Área sobreposta à UC (ha) Porcentagem da sobreposição
APA Bonfim/Guaraíra 169,00 ha 100,00%

Não há informações no mapa sobre UCs sobrepostas que não se enquadram no SNUC (Sistema Nacional de Unidade de Conservação).

Características

Aspectos históricos e culturais
Criada em 27/09/2001 pelo Decreto s/n, a FLONA de Nísia Floresta tem cerca de 170 hectares. A FLONA leva o mesmo nome do município em que se localiza. Nísia Floresta foi a escritora que nasceu no município e entrou para a história defendendo o ideal republicano, a igualdade política entre os sexos e a liberdade aos escravos. Em meio a uma sociedade conservadora, a autora foi considerada precursora de um processo inovador e revolucionário em defesa dos direitos das mulheres, sendo sua produção literária reconhecida mundialmente.

Características ambientais
Flora
A flora da UC é composta por vegetação nativa (Mata Atlântica e tabuleiro) e por vegetação experimental, principalmente eucaliptos, sendo importante ressaltar que a área para experimentação florestal, ocorrida na FLONA de Nísia Floresta até o final da década de 70, apresenta processo de regeneração natural bastante avançado da mata nativa, onde algumas áreas já possuem variações florísticas semelhantes às das áreas de Mata Atlântica.

Fauna
Destaque para a presença da formiga Dinoponera quadríceps. Esta espécie endêmica do nordeste brasileiro é uma das maiores do mundo, medindo cerca de 3 cm. Não possui rainha e é conhecida popularmente por Tocandira ou Formigão. Sua dieta é constituída de artrópodes e frutas. Esta formiga não está presente em ambientes que sofrem ações antrópicas, por isso é considerada como uma espécie bioindicadora (indicadora de ambientes conservados).

Relevo
O relevo é caracterizado por planícies junto ao litoral (planícies e tabuleiros costeiros). Os tabuleiros costeiros estendem-se numa faixa contínua ao longo do litoral do estado. Sua largura média é de 50 km e a altitude varia entre 70 e 100 metros.

Solo
A área é caracterizada por três tipos de solo: Argissolo Vermelho-amarelo; Latossolo Amarelo; e Neossolo Quartzênico. O solo predominante é composto por duas associações de solos com areia quartzoza distrófica, latossolo vermelho amarelo distrófico e areia distrófica com podzólico vermelho-amarelo.

Geologia
O município está inserido na área de abrangência do Grupo Barreiras, com idade do Terciário Superior, onde predominam argilas, arenitos, arenitos conglomeráticos, siltitos, arenitos caulínicos inconsolidados e mal selecionados. As rochas do Grupo Barreiras estão recobertas localmente por extensas coberturas arenosas coluviais e aluviais indiferenciadas (paleocascalheiras), compostas de paraconglomerados com seixos de quartzo, sílex e fragmentos líticos, matrizes areno-argilosas avermelhadas, que formam solos altamente permeáveis e lixiviados.

Hidrologia
O município de Nísia Floresta possui 25,10% de seu território inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Trairi; 20,91% nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Pirangi; e 53,99% nos domínios da Faixa Litorânea Leste de Escoamento Difuso, sendo banhado pela sub-bacia do Rio Trairi. No interior da FLONA de Nísia Floresta existem 3 lagoas: a Lagoa da Vaquinha, com 0,7 ha, que não é perene e está completamente inserida na área da FLONA; Lagoa da Coruja, com 7,1 ha, que não é perene e está completamente inserida na área da UC; e Lagoa Seca: é a maior lagoa e a única perene, com área de 20,8 ha; sua maior porção está inserida em uma fazenda de propriedade particular que faz divisa com a FLONA.

Referências:
1. Plano de Manejo - Flona de Nísia Floresta. Disponível em: https://documentacao.socioambiental.org/ato_normativo/UC/1650_20140912_165056.pdf. Acesso em 11/02/2020.

2. CNUC - Flona de Nísia Floresta. Disponível em: http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeRelatorio&relatorioPadrao=true&idUc=100. Acesso em 11/02/2020.

Contacto

PAULO ROBERTO F DE MEDEIROS;
ZONA RURAL NISIA FLORESTA
CEP: 59.614-000 - NISIA FLORESTA - RN
TEL: (84) 502-1234

Noticias

No hay noticias about this protected area en banco de datos