Populações das reservas extrativistas poderão ser beneficiárias dos programas da reforma agrária

Rondonotícias - www.rondonoticias.com.br - 17/11/2010
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a Organização dos Seringueiros de Rondônia (OSR), assinam o plano de trabalho para reconhecimento dos moradores das reservas extrativistas (resex) estaduais como beneficiários do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA), nesta quarta-feira (17), às 9 horas, no gabinete da superintendência do Incra/RO, em Porto Velho.

Com essa medida, as populações das reservas extrativistas poderão ter acesso aos programas da reforma agrária como crédito instalação e Pronaf. Segundo o superintendente do Incra/RO, Carlino Lima, "são populações tradicionais que possuem seus territórios já demarcados mas não contam com recursos para dar os passos rumo à sustentabilidade almejada e esses programas poderão dar suporte ao início de suas atividades produtivas e construção de moradias".

O plano prevê o trabalho nas reservas de Maracatiara, Massaranduba, Castanheira, Mogno, Freijó, Angelim, Sucupira, Jatobá, Piquiá, Garrote, Roxinho, Aquariquara, Itaúba, Rio Preto/Jacundá, Jaci-Paraná, Pacaás Novos e Rio Cautário, localizadas nos municípios de Machadinho do Oeste, Porto Velho, Buritis, Guajará-Mirim e Costa Marques.

A previsão é de que a medida atinja 363 famílias. Caberá ao Incra formalizar os processos administrativos de cada uma para seleção e homologação no PNRA. Com a relação dos beneficiários aprovados será realizada a programação do crédito instalação para 2011, nas modalidades apoio e material de construção. O serviço de assistência técnica deverá ser providenciado pela Sedam. A fiscalização das atividades será responsabilidade dos três órgãos.

Além do superintendente do Incra, assinarão o plano de trabalho o secretário adjunto da Sedam, Valdir Harmatiuk e o presidente da OSR, Valdemir Ferreira de Melo.

http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,87697,populaes-das-reservas-extrativistas-podero-ser-beneficirias-dos-programas-da-reforma-agrria

UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas: