Mosaico de Unidades de Conservação: série de visitas começa nesta sexta-feira (07)

http://www.ceara.gov.br - 06/01/2011
Depois de várias reuniões realizadas no decorrer do ano passado, o contrato para elaboração de estudos que irão subsidiar o primeiro mosaico de unidades de conservação do Ceará é uma realidade. Em vigor desde o início de 2011, o documento prevê a realização de levantamentos por equipe interdisciplinar sobre a região. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) fará o acompanhamento das atividades, aprovando produtos, providenciando transporte e documentos, além de apoio logístico.

Como marco inicial da efetivação do contrato, nesta sexta-feira (7), pela manhã, acontece uma visita em algumas unidades de conservação (UC) que farão parte do mosaico e áreas circunvizinhas. Durante o momento, uma explanação sobre o histórico, panorama atual e de ocupação antrópica das UCs será realizada pelo Assessor de Padrões, Metodologias e Estudos Ambientais da Semace, Arilo Veras.

Segundo Lúcia Teixeira, superintendente da Semace, a criação do mosaico colabora para além da otimização no gerenciamento ambiental do entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Sob orientação de seu Conselho também será possível trabalhar para inclusão social de segmentos das populações locais. "Pessoas que vivem de coleta e da agricultura e que não serão absorvidas diretamente no processo industrial do CIPP vão ser capacitadas, por exemplo, para se tornarem agentes ambientais", ressaltou. O mosaico é o "carro-chefe" do Eixo Meio Ambiente do Plano Básico de Ações aprovado pelo governador Cid Gomes para o complexo.

A visita desta sexta-feira faz parte da primeira etapa de procedimentos para criação do mosaico, na qual, além dos estudos técnicos para caracterização socioambiental e articulação das UCs envolvidas, também serão criados o seu Conselho e respectivo Regimento Interno. Terminado esse processo, será consolidado um documento, solicitando ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) reconhecimento formal do mosaico, o que se dará através de publicação de portaria no Diário Oficial da União.


Programação da Visita:

Apa de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará
Parque Botânico do Ceará
Icaraí
Tabuba
Cumbuco
Área de Proteção Ambiental do Lagamar do Cauípe
Estação Ecológica do Pecém
Área de Proteção Ambiental do Pecém
Estação Ecológica do Pecém
Parque Municipal de São Gonçalo do Amarante

http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/2485-mosaico-de-unidades-de-conservacao-serie-de-visitas-comeca-nesta-sexta-feira-07
Turismo Ambiental

Related Protected Areas: