Incendio atinge o Parque Nacional da Tijuca

OESP, Vida, p.A13 - 16/05/2005
Incêndio atinge o Parque Nacional da Tijuca
Roberta Pennafort
Um incêndio atingiu ontem o Parque Nacional da Tijuca e destruiu pelo menos 10 hectares de mata. O fogo começou pela manhã e, segundo o comandante das unidades especiais do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Silva, deve ter sido provocado pela queda de um balão.
Cerca de 3 mil litros d'água foram jogados do avião de combate a incêndios florestais dos bombeiros, mas, no fim da tarde, ainda era possível avistar muitos focos. As chamas apareceram em torno da Pedra do Elefante, a 500 metros de altitude.
Trinta bombeiros passaram o dia no local. O coronel Silva informou que o acesso ao ponto é difícil, mas o trabalho ganha em agilidade com a utilização da aeronave. Ele tem certeza de que o fogo veio de cima. "Muita gente viu balões no céu ontem (anteontem). O vento fez com que caíssem e incendiassem a mata."
Principal reserva de mata atlântica do Rio e uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Parque Nacional da Tijuca conta desde janeiro de 2003 com um sistema de alerta para monitorar riscos de incêndio, composto por duas torres que captam, por meio de sensores, dados como temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, regime de chuvas, pressão atmosférica e umidade da vegetação.
As informações são enviadas em tempo real para um satélite e transmitidas para um laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dados são úteis para que o Corpo de Bombeiros possa planejar suas ações. Por causa do sistema, o número de incêndios na floresta caiu. O caso mais grave ocorreu três anos antes, em julho de 2000, quando 96 hectares, 3% da área da floresta, foram consumidos pelo fogo.
Há dez dias, o Corpo de Bombeiros lançou uma campanha de prevenção a incêndios florestais causados por balões, queima de lixo e de mato e preparação de solo para agricultura.

OESP, 16/05/2005, p. A13
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.