As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Pensamento Verde - http://www.pensamentoverde.com.br
10/02/2015
A Floresta da Tijuca e a maior floresta urbana do mundo?

Apesar da grande área que ocupa e de abrigar centenas de tipos de plantas e diversas espécies de animais, a floresta da tijuca não é a maior floresta urbana do mundo. O primeiro lugar dessa lista fica dentro de outra região igualmente rica ecologicamente, o Parque Estadual da Pedra Branca no Rio de Janeiro, e a segunda colocação com o Parque da Cantareira na cidade de São Paulo. Mas com seus mais de 4.200 hectares, a floresta da tijuca é referência nacional e internacional quando o assunto é floresta urbana.

Veja a comparação da Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro com as maiores florestas urbanas do mundo:

- Parque Estadual da Pedra Branca-RJ: 125 quilômetros quadrados;

- Parque da Cantareira-SP: 7.910 hectares;

- Floresta da Tijuca-RJ: 4.200 hectares.

Lá o visitante tem a oportunidade de encontrar uma vegetação impressionante que passou por diversos problemas de desmatamento, mas que durante o segundo reinado teve um reflorestamento acelerado por parte das autoridades locais. Além de recuperar a riqueza verde do parque da floresta da tijuca, muitos outros trabalhos de paisagismo foram feitos para atrair a atenção do público e divulgar ainda mais as belezas naturais do Rio de Janeiro. Destaque para lagos e fontes que até hoje encantam os turistas.

Vale ressaltar que entre as mais de 200 espécies de aves e outros animais que ali vivem, algumas exemplificam bem a diversidade da fauna brasileira: macaco-prego, cutia, sagui, sabiá, quati, cachorro-do-mato, beija-flor, entre várias outras.

Outro ponto positivo da Floresta urbana da Tijuca é que existem diversas trilhas para quem deseja entrar em contato com a natureza e praticar um pouco de exercício físico em um cenário diferenciado.

Como classificar uma floresta urbana?

Entende-se por floresta urbana uma área, ou uma pequena região, de floresta dentro de uma cidade ou área urbana. No caso do Parque Estadual da Pedra Branca, por exemplo, toda a área chega a ocupar 10% do espaço delimitado como a cidade do Rio de Janeiro. Além disso, é fácil identificar e classificar como floresta urbana quando há sinais da presença massiva do homem, como trilhas para caminhas, lixo e poluição sonora e visual.

http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/floresta-da-tijuca-e-mai...