As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Governo do Tocantins - http://to.gov.br/
17/01/2018
Familias agroextrativistas da Rede Jalapao recebem placas de localizacao

Famílias agroextrativistas da Rede Jalapão recebem placas de localização

Governo do Tocantins - Por Cleide Veloso

Nesta quarta-feira, 17, a Supervisão da Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA do Jalapão) registrou a conclusão da instalação das quatro primeiras placas de identificação em propriedades de famílias agroextrativistas da Rede Jalapão.

Com apoio do Projeto Cerrado-Jalapão e recursos da Cooperação Técnica Alemã para o Desenvolvimento Sustentável - GIZ, o objetivo da iniciativa é colaborar com a divulgação dos produtos artesanais e facilitar aos visitantes a localização das famílias que oferecem produtos a partir do jatobá, do pequi, do buriti e outros nativos do cerrado local.

Além das placas, foram confeccionados folders e banners com informações sobre os produtos e o projeto, encerrando em dezembro de 2017 a agenda de ações empreendedoras para o apoio ao desenvolvimento econômico das famílias da Rede Jalapão.

A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, esclarece que essas primeiras famílias beneficiadas são residentes na Área de Proteção Ambiental no entorno do Parque Estadual do Jalapão (PEJ). "Nessa área temos famílias nos municípios de Mateiros, São Félix, Novo Acordo e Ponte Alta. A Rede Jalapão é composta por famílias agroextrativistas, instituições parceiras, colaboradores, comunidades com interesses voltados para a conservação do Cerrado e que buscam, ao mesmo tempo, alternativas de melhoria da qualidade de vida para os moradores rurais da região", enfatizou.

A instalação das placas foi realizada com investimento de R$ 5 mil em recursos da GIZ. Rejane Nunes explicou que, além do trabalho realizado em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a equipe do Parque do Jalapão, outras filiais estão sendo capacitadas para serem inseridas na Rede Jalapão. Em dezembro, com apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) foram treinadas dez famílias de diversas comunidades. No processo de capacitação, as famílias recebem treinamento de técnicas de processamento de frutos do cerrado, assepsia, embalagens, gestão financeira, entre outras informações.

http://to.gov.br/noticia/2018/1/17/familias-agroextrativistas-da-rede-ja...