As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Diario de Cuiaba - http://www.diariodecuiaba.com.br/
10/08/2017
Fogo no Parque Ricardo Franco esta quase debelado

Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas continuavam, ontem, a luta para debelar completamente o incêndio florestal no Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, localizado no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (520 quilômetros de Cuiabá). Após cinco dias de combate, a expectativa era de extinção total das labaredas nas próximas 24 horas.

Ontem pela manhã, o incêndio estava parcialmente controlado, mas com frente descendo a serra na direção aos trechos desbastados para contenção das chamas. "O objetivo é extinguir o incêndio florestal quando chegar nos aceiros", informou o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Paulo Barroso.

Após, o Corpo de Bombeiros irá investigar o que teria provocado ou onde teria originado o fogo. Segundo Barroso, uma perícia será feita na área para detectar a possível causa. Até a última terça-feira, aproximadamente 7 mil hectares da área já haviam sido destruídos, o que corresponde a 2% da unidade de conservação.

O combate é feito desde a última sexta-feira (04) por 18 bombeiros militares e civis, que contam com o suporte de duas aeronaves do tipo "air tractor" do Corpo de Bombeiros e o helicóptero do Ciopaer, além de quatro caminhonetes. Mais de 70 mil litros de água já forma lançados contra as chamas.

Vale lembrar que o período restritivo ao uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais e segue até o dia 30 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas. Para quem desrespeitar a proibição, o crime possui pena de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil e R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare.

Nas áreas urbanas, promover queimada é crime o ano inteiro. As denúncias podem ser feitas na ouvidoria da Sema, pelo 0800 65 3838, no 193 do Corpo de Bombeiros ou diretamente nas secretarias municipais de Meio Ambiente.

O Parque Estadual Serra de Ricardo Franco possui 158 mil hectares, abriga um dos mais ricos ecossistemas do estado, com áreas de transição entre a Amazônia, Cerrado e o Pantanal, concentrando alto grau de diversidade biológica e é um dos maiores e mais ricos potenciais turísticos de Mato Grosso. (JD)

http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=506567