As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
19/09/2011
Operacao Retirada coibe ilicitos ambientais no PARNA Pau Brasil

No período de 14 a 16 de setembro agentes de fiscalização do Isntituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em parceria com Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária federal e Corpo de Bombeiros, realizaram Operação intitulada 'Retirada', no Parque Nacional (Parna) Pau Brasil, UC federal gerida pelo ICMBio no Estado da Bahia.

A operação foi coordenada pela Coordenação Regional 7 do ICMBio, em Porto Seguro/BA, e contou com a ação de fiscais da CR 7, do próprio Parna Pau Brasil e do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Rio dos Frades.

A área já estava embargada desde março de 2010 e foi ocupada pelo Movimento de Resistência Camponesa. Mas após serem notificados para sairem da área e de tentaivas da equipe da UC de uma desocupação pacífica, o Instituto teve que realizar a operação.

"A área embargada incialmente era de aproximadamente dois hectares e após a operação identificamos uma área desmatada e queimada de mais de 30 hectares", frisa Leonardo Brasil, coordenador regional do ICMBio, CR 7.

A operação resultou em cinco autos de infração, destruição de 156 barracos (construções irregulares), apreensão de três armas de fogo, facões e instrumentos de roçado, além de bicicletas, além de carnes de animais silvestres. Quatro pessoas foram detidas, mas depois liberadas pela PF.

Entre as dificuldades enfrentadas estavam o risco de uma resistência em grande escala. "Por isso a ação foi toda precedida de incursões ao local durante um mês, feitas pela equipe do ICMBio e pela PF", explica Brasil.

Outra difucldade foi a destruição dos barracos. "Tivemos que utilizar um trator e três ajudantes, além da toda logísitca que poderia ser necessária para o transoporte dos invasores e pertences apreendidos. Eles foram levados de ônibus", frisa o coordenador.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1810-operacao-reti...