Pau-Brasil abriga primeiro evento esportivo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/10/2016
Brasil Ride, principal ultramaratona de mountain bike das Américas, que reúne 500 ciclistas de 24 países e 23 estados brasileiros, passará por todo o parque, na Costa do Descobrimento, na Bahia


Desde sábado (15), quinhentos ciclistas de 24 países e 23 estados brasileiros participam da sétima edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de mountain bike das Américas, que, pela primeira vez, passa pelo interior do Parque Nacional do Pau-Brasil, em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia.

Com isso, os melhores ultramaratonistas de montain bike do mundo estão tendo oportunidade de pedalar nas trilhas do parque entre as árvores que lá estavam antes mesmo de o Brasil ser descoberto, desfrutando ao máximo de toda a natureza do local.

"É o primeiro evento esportivo no parque. Somente com a publicação do plano de manejo, neste ano, foi possível permitir tal evento. Diversos atletas já treinam aqui rotineiramente", conta Fábio André Faraco, analista ambiental e chefe do Parque Nacional do Pau-Brasil.

Ele se mostra exultante com o fato de a unidade poder sediar evento desse porte. "Acho fantástico a realização da competição no local, pelo espaço seguro para a atividade e estímulo que mais ciclistas passem a utilizar o parque para treino e lazer".

A largada das duas primeiras etapas da prova ocorreu no sábado em Arraial D´Ajuda, distrito de Porto Seguro. A disputa, que dura sete dias ininterruptos, alcançará sua metade em Guaratinga, na fazenda Conjunto Boa Vista, que receberá as etapas 3, 4 e 5, para voltar ao litoral na penúltima e última etapas, outra vez em Arraial d'Ajuda, no próximo sábado.

"A ultramaratona passará por todo o parque e por diversos locais históricos. A região é fantástica nesses quesitos. Um dos locais da prova, a reserva particular do patrimônio natural colada ao parque, é onde deságua no mar um rio que foi o primeiro a ser cartografado no Brasil, o rio do Brasil (quando ainda era a terra de Santa Cruz) e que nasce dentro do parque", destaca Faraco.

O Parque Nacional do Pau-Brasil fica a cerca de 55 km do centro de Porto Seguro e foi criado em 1999 para proteger a Mata Atlântica, em especial o Pau-Brasil, árvore que deu origem ao nome do país e que se tornou escassa, com o decorrer dos séculos no território nacional.

O terreno da região do parque é formado por altiplanos (tabuleiros) com profundos boqueirões, o que permite bruscas alterações de nível, com emocionantes subidas e descidas para os competidores. "Em outubro normalmente temos tempo firme, com temperaturas entre os 24 e 27 oC, o que favorece o evento", finaliza o analista ambiental.

Brasil Ride

A sétima edição da Brasil Ride terá sete etapas. Ocorre pela primeira vez na região do sul da Bahia. Os ciclistas pedalarão 538,8 km, com a altimetria acumulada de 10.773 metros, entre mar e montanhas. Após passar por Arraial d'Ajuda, a corrida seguirá ainda por Eunápolis, Itabela e Guaratinga, chegando a região de São João do Sul.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8428-pau-brasil-abriga-primeiro-evento-esportivo
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau Brasil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.