As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - www.icmbio.gov.br
08/06/2009
Publicada portaria que cria conselho deliberativo da reserva de Itatupa-Baquia

O Diário Oficial da União publica nesta segunda-feira (8) portaria que oficializa a instalação do conselho deliberativo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Itatupã-Baquiá, no Pará. O conselho tem o objetivo de contribuir e acompanhar a gestão do Plano de Manejo da unidade, de modo que ela cumpra os seus objetivos de criação.

O conselho deliberativo é composto por 15 representações, dentre elas o ICMbio, as comunidades Santo Antônio do Baquiá Grande, São Sebastião, São João do Jaburú, a Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas do Iatatupã- Baquiá (Atraieb) e a Prefeitura Municipal de Gurupá.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Itatupã-Baquiá é uma área natural que abriga populações tradicionais. A sobrevivência dessa população baseia-se em sistemas de exploração dos recursos naturais da unidade.