As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
30/12/2011
Realizada primeira reuniao para restauracao de Mata Atlantica no PARNA do Monte Pascoal

Ocorreu no início de dezembro, na aldeia Boca da Mata, situada no extremo sul do município baiano de Porto Seguro, a primeira reunião após a assinatura do Projeto de Restauração de 240 hectares de Mata Atlântica no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, ação do Corredor Ecológico Monte Pascoal - Pau Brasil: Mata Atlântica, Biodiversidade e Comunidade.

A finalidade do projeto, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é conectar a floresta do corredor ecológico formado pelos fragmentos de floresta dos Parques Nacionais do Pau Brasil e Histórico do Monte Pascoal, com efeitos diretos à biodiversidade, ao clima e à inclusão socioambiental de comunidades rurais e indígenas. A iniciativa terá a duração de três anos e será executada pela Organização Não Governamental (ONG) Natureza Bela, da cidade de Itabela.

Participaram do encontro Magda Barros, chefe do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal; Francisco Junior, do Natureza Bela; Paulo Dimas, do Instituto Cidades de Porto Seguro, Cooperativa de Trabalho de Reflorestadores de Mata Atlântica do Extremo Sul da Bahia (Cooplantar); Alfredo Santana, cacique da aldeia Boca da Mata; além de um representante da Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Eunápolis, do líder da aldeia Caciana, lideranças das aldeias Boca da Mata e Meio da Mata, técnicos da região e comunidade Pataxó.

Segundo Magda Barros, "há uma grande expectativa por parte da comunidade de que a iniciativa tenha êxito, viabilizando novos projetos socioambientais com o intuito de acelerar o desenvolvimento socioeconômico daquela comunidade". Em continuidade à ação está prevista a visita de técnicos do BNDES no mês de janeiro na unidade de conservação.

http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2459-reali...