39 dias se passaram e índios pataxós permanecem ocupando a sede do Parque Nacional do Descobrimento em Prado

Teixeira Notícias - http://www.teixeiranoticias.com.br - 02/04/2014
Na manhã do dia 22/02 cerca de 180 indígenas da etnia pataxó ocuparam a sede administrativa do Parque Nacional do Descobrimento, que fica localizado no município de Prado/BA.


39 dias se passaram e os indígenas continuam no local.

De acordo com informações dos indígenas, o ato tem como objetivo, dentre as diversas requisições, pressionar o governo federal para que ocorra a demarcação da terra indígena dentro do Parque.

Essa briga entre indígenas e PND é antiga, mas os últimos estudos feitos na área definiram o Parque como não sendo terra indígena e sim uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.

Mesmo com essa confirmação, os grupos indígenas não saem da área e, hoje, ocupam 4 aldeias no interior do Parque.

Quando os índios invadiram a sede, a coordenação regional da Funai informou, através da assessoria de imprensa, que estava trabalhando em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, para que os indígenas saíssem pacificamente do local. Contudo, 39 dias se passaram e eles continuam na sede administrativa do Parque.

A invasão está trazendo prejuízos para o trabalho dos servidores da Unidade, bem como atrasando estudantes que estão em processo de desenvolvimento de pesquisas no interior da unidade. Os acadêmicos correm o risco de não se formarem por conta da invasão que impossibilita a entrada deles no PND.

Apesar de ainda ser pouco conhecido, o Parque Nacional do Descobrimento é o maior fragmento de Mata Atlântica de todo o Nordeste brasileiro, e precisa ser protegido, pois atividades como caça, desmatamento, dentre outras, estão destruindo esse tesouro de Prado.



http://www.teixeiranoticias.com.br/noticia.php?id=2679
PIB:Nordeste

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Descobrimento
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.