66 tartarugas são resgatadas no Parque Nacional do Viruá

Wikiparques - http://www.wikiparques.org - 27/08/2015
A equipe do Parque Nacional do Viruá (RR), com apoio da Polícia Militar de Roraima, resgatou 66 tartarugas da Amazônia (Podocnemis expansa) que estavam em poder de uma quadrilha de traficantes. Os animais estavam ensacados e escondidos na mata às margens do rio Branco, prontos para serem transportados até a cidade de Caracaraí, onde seriam vendidos.

Também foram apreendidos dois motores rabeta e um bote, utilizados pela quadrilha para a prática do crime ambiental. Os equipamentos estavam escondidos na mata e o bote afundado no rio para dificultar sua localização. Os criminosos fugiram ao perceber a aproximação da polícia.

Após serem retirados dos sacos e avaliados, os animais foram devolvidos ao rio Branco, onde poderão seguir repovoando a região.

Com esta última apreensão, o Parque Nacional do Viruá já totaliza mais de 1.400 tartarugas da Amazônia resgatadas da ação de traficantes e devolvidas aos rios da região com vida nos últimos cinco anos. O número é um recorde para a toda a Amazônia no que se refere à apreensão e soltura de tartarugas adultas na região.

Segundo Beatriz Lisboa, analista ambiental do parque, a eficiência das operações se deve ao trabalho em pareceria com outros órgãos e à adoção de estratégias que incluem investigação prévia, intensas vistorias e barreiras e uso de equipamento próprio. O sucesso das operações incentiva a população local a participar da defesa do parque, por meio de denúncias de crimes ambientais que são prontamente atendidas.

*Com informações da Comunicação ICMBio



http://www.wikiparques.org/66-tartarugas-sao-resgatadas-no-parque-nacional-do-virua/
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Viruá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.