Ações de combate ao fogo no Sempre-Vivas dá bons resultados

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 27/08/2008
A Semana Mundial do Meio Ambiente e a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, realizadas em junho pelo Parque Nacional das Sempre-Vivas (MG), trouxeram resultados positivos. Os eventos visaram à redução de incêndios florestais no Parna, a educação ambiental das comunidades de dentro e do entorno da unidade e a divulgação da importância ecológica, econômica e turística do Parque.

Durante a semana, foram realizadas palestras direcionadas aos ensinos fundamental e superior; oficinas ministradas nas comunidades do entorno do Parna; caminhada ecológica; festival de curta-metragem com temas ambientais, dentre outras atividades.

Foram veiculadas ainda campanhas publicitárias em rádio e cartilhas educativas, folders e banners nas cidades dos municípios que compreendem a unidade - Diamantina, Bocaiúva, Buenópolis e Olhos d'Água.

O Parque Nacional das Sempre-Vivas foi criado em 2002, com uma área de 124.500 hectares. A vegetação é composta por campos rupestres, típicos de altitudes elevadas, fisionomias tépicas de cerrado, veredas, campos limpos e vegetação típica de áreas alagadas, além da presença de matas ciliares semidecíduas. O Parna, que possui ainda sítios arqueológicos com pinturas rupestres em suas lapas, está fechado para visitação.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Sempre-Vivas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.