Água Mineral volta a cobrar ingresso nesta segunda-feira

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 08/09/2008
O Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, volta a cobrar ingresso aos freqüentadores a partir desta segunda-feira (8). A cobrança estava suspensa desde outubro do ano passado em função da não-renovação do contrato da empresa terceirizada que fazia os serviços de bilhetagem. O problema foi sanado.

A taxa de visitação, estabelecida pela portaria MMA 062/2000, permanece a mesma do ano passado, ou seja, o ingresso diário custa R$ 3 e o mensal R$ 30. Crianças com menos de 7 anos e adultos com mais de 60 anos são isentos de pagamento.

Antes de iniciar a cobrança na segunda-feira, a direção do parque fará no sábado (6) e no domingo (7) o treinamento da equipe técnica do Parque e dos empregados da firma terceirizada que vão atuar nas bilheterias. Eles vão simular a venda de ingressos e o controle do fluxo de pessoas nas cabines do portão principal. Os visitantes serão envolvidos no treinamento, mas não precisam pagar nada. Até este fim de semana a entrada é de graça.

A cobrança foi suspensa em outubro do ano passado, quando venceu o contrato com a empresa contratada para realizar essa atividade. De lá para cá, foram realizados dois certames licitatórios para a efetivação do novo contrato, o que acabou atrasando a renovação.

Com a retomada da cobrança de ingresso, o Parque Nacional de Brasília, que é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), volta a desfrutar dos recursos oriundos da arrecadação dessa taxa.

Os recursos são usados em investimentos de infra-estrutura na própria unidade. O parque, que tem cerca de 40 mil hectares, é uma das unidades de conservação mais importantes do Centro-Oeste e abriga importantes exemplares da fauna e flora do Cerrado, com destaque para o lobo-guará.

Além das duas piscinas naturais, onde as pessoas podem curtir banhos refrescantes, o parque oferece trilhas (Capivara e do Cristal) para caminhadas, a Ilha da Meditação, lugar ideal para um bom relaxamento, e o Centro de Visitantes, onde as pessoas podem encontrar informações sobre a unidade e sobre o Cerrado.

No parque, são realizadas ainda pesquisas científicas com os recursos genéticos do Cerrado. A unidade abriga também a represa de Santa Maria, que garante o abastecimento d´água de boa parte do Distrito Federal.

Mais informações: (61) 3465-2016 / 2013
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Brasília (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.