Amapá registra mais de 130 focos de incêndio em um dia

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com - 29/10/2014
O Amapá registrou mais de 130 focos de incêndios somente na última terça-feira (28), de acordo com o Núcleo de Hidrometeorologia do Amapá (Nhmet). O principal município atingido é Oiapoque (distante 560 quilômetros da capital), com mais de 40 pontos. Os focos de incêndio podem acontecer por diversas causas, especialmente por conta de fazendeiros e agricultores que ateiam fogo para 'limpar a área' e fazer o plantio ou devido às altas temperaturas que facilitam a origem e propagação do fogo.

Os focos estão controlados e são monitorados pelo Núcleo. A preocupação é que os incêndios florestais se alastrem e atinjam áreas de proteção ambiental, como ocorreu na Reserva Biológica do Lago Piratuba, no extremo Leste do Amapá, em 2012. Na ocasião, o incêndio devastou mais de seis mil hectares. O local abriga diversas espécies de peixes, desova de tartarugas e é usado por aves migratórias. "Dependendo da gravidade dos incêndios e onde estão localizados eles podem se alastrar e atingir uma área muito grande como aconteceu na Reserva Biológica do Lago Piratuba", afirmou o meteorologista do Núcleo de Hidrometeorologia do Amapá, Jefferson Vilhena.



http://portalamazonia.com/detalhe/noticia/amapa-registra-mais-de-130-focos-de-incendio-em-um-dia/?cHash=ae865c2ab252cc685506109233c7bf56
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lago de Piratuba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.