Animais do Tinguá em zoo clandestino

O Globo, Rio, p.22 - 08/03/2005
Animais do Tinguá em zôo clandestino
Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) descobriram ontem um minizôo clandestino num terreno com três casas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. No local foram encontrados jacarés, jibóias, gaviões e lagartos, um deles da espécie teju, a maior da América do Sul. Segundo a polícia, todos os bichos habitavam a Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu, de onde foram retirados ilegalmente por um caçador.
De acordo com o delegado Marcio Franco, os policiais investigavam uma quadrilha especializada em roubar caixas eletrônicos quando descobriram, por acaso, no bairro Barro Vermelho, o terreno onde funcionava o minizôo.
Jacarés viviam em fosso cavado em quintal
Foram encontrados presos, em jaulas improvisadas, três jibóias, cinco jabutis, dois lagartos, quatro gaviões e um gambá. Dois papagaios e uma coruja estavam sendo criados em gaiolas. Já os jacarés viviam numa espécie de fosso, no próprio quintal. Também foram encontrados crânios de capivara, duas garruchas, um sinalizador, um álbum de fotografias com animais capturados em caçadas e patas de aves. Os animais apreendidos foram trazidos para o Jardim Zoológico do Rio.
O material, segundo o delegado Márcio Franco, pertence a um caçador de 33 anos, que não foi encontrado no local. Ele responderá por crime contra a fauna e a flora e, em caso de condenação, estará sujeito a uma pena que varia de seis meses a um ano de detenção.

O Globo, 08/03/2005, p. 22
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.