APA Cairuçu participa de ação para criação do jardim botânico de Paraty

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 01/10/2012
A Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participou da "Ação de Primavera" que promoveu a retomada dos trabalhos de criação do Jardim Botânico de Paraty, ocorrida no dia 22 de setembro.

O evento contou com a participação de mais de 50 pessoas que foram de bicicleta ao terreno do futuro Jardim Botânico, no Portal das Artes, em ocasião da comemoração do dia mundial sem carro. Os participantes foram mobilizados a não irem de carro para o evento "Jogos da Primavera", organizado pelo Elipse Cultural, Abada Capoeira, Play The Call, Porto Criativo Paraty e Associação Cairuçu.

Ao longo de toda a manhã foram realizadas rodas de conversas com os participantes para a apresentação do movimento pela recuperação e implementação do Jardim Botânico de Paraty. Os participantes puderam caminhar pelas trilhas e conhecer as coleções florestais do Jardim Botânico, e as crianças plantaram mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Ao final, todos foram convidados para um café da manhã no auditório da APA Cairuçu.

De acordo com a professora Mercedes Cywinski, da Comissão Pró Jardim Botânico, "as pessoas se surpreenderam positivamente com o movimento e com o espaço do JB, fizeram muitas perguntas e manifestaram interesse em participar das próximas atividades. O evento foi muito agradável e ajudou para nos conhecermos e trocarmos informações". Completou Mercedes.

Para Eduardo Godoy, chefe da APA Cairuçu, esta ação é importante para que as pessoas se conscientizem para a implementação do Jardim Botânico, "estamos trabalhando para que as pessoas conheçam o projeto do Jardim Botânico e se apropriem deste espaço, que tem grande potencial para atividades de educação ambiental, de turismo e para a qualidade de vida dos moradores de Paraty."

Ficou definida uma próxima reunião do grupo, que acontecerá na sede da APA, no dia 03 de outubro, às 16hs, onde serão programados os passos seguintes para a implementação do Jardim Botânico de Paraty. Quem se interessar em apoiar os trabalhos pode participar das reuniões. Mais informações pelo e-mail apa.cairucu@icmbio.gov.br

Para saber mais sobre a implementação do JB de Paraty: http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3342-apa-cairucu-incentiva-comunidade-a-criar-jardim-botanico.html.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3366-apa-cairucu-participa-de-acao-para-criacao-do-jardim-botanico-de-paraty.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cairuçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.