APA Cairuçu promove curso sobre sustentabilidade

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/09/2013
A Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, unidade de conservação (UC) da natureza, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em Paraty, no Rio de Janeiro, acaba de promover o curso "Nos caminhos da sustentabilidade", inspirado no currículo Educação Gaia.

Organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Reserva Ecológica da Juatinga e a ONG Instituto Oju Moran, o curso contou com a presença de 42 pessoas, entre elas, 32 professores da rede municipal de ensino do município.

Este já é o quarto curso de um programa de capacitação continuada feito através desta parceria, que hoje está formalizada através da Rede de Educação Ambiental de Paraty.

O curso incentivou os participantes a desenharem sua atuação no mundo para gerar processos mais sustentáveis em quatro dimensões da experiência humana: social, ecológica, econômica e visão de mundo. Durante dois dias os alunos foram incentivados a realizar reflexões teóricas juntamente a experiências práticas, incluindo aulas expositivas, dinâmicas vivenciais e trabalhos em grupo.

Segundo Tatiana Ribeiro, analista ambiental da APA e uma das organizadoras do evento, "O curso atingiu seu objetivo principal que era provocar uma reflexão profunda em cada participante sobre a necessidade da sustentabilidade ser encarada e vivida como um novo paradigma e que as mudanças nos hábitos devem acontecer de dentro para fora, ou seja, primeiro na vida individual."

A proposta é que ainda este ano os professores façam uma devolutiva do curso nas escolas e apresentem os trabalhos desenvolvidos com seus alunos em um outro evento promovido pelas instituições parceiras.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4264-apa-cairucu-promove-curso-sobre-sustentabilidade.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cairuçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.