APA Chapada do Araripe comemora 15 anos

ICMBio -http://www.icmbio.gov.br - 01/08/2012
A Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com sede no Ceará, completa 15 anos de criação no sábado (4), mas as comemorações vão começar antes.

Nesta sexta (3), o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, o diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Campello, e os superintendentes estaduais de Meio Ambiente do Ceará e do Piauí participam, na sede da APA, no Crato (CE), de uma reunião pública.

Na ocasião, será realizado o lançamento da Campanha de Regularização Ambiental de Imóveis Rurais na Chapada do Araripe e a apresentação do Projeto de Eficiência Energética dos Recursos de Caatinga. Para o sábado, está prevista uma visita técnica à região leste da APA, além de outras atividades.

A Área de Proteção Ambiental

Criada pelo Decreto no 148 de 04 de agosto de 1997, a APA da Chapada do Araripe ocupa uma área de 1.063.000 hectares, distribuídos em 33 municípios nos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco.

A APA é a única área de ocorrência do soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni), ave endêmica descoberta recentemente (1996) e criticamente ameaçada de extinção devido à perda de habitat.

A APA guarda também enorme riqueza hídrica no semiárido e um dos mais importantes patrimônios arqueológico e paleontológico brasileiro abrigando geossítios do único GeoPark da América Latina.

Serviço:

Confira a programação de aniversário da APA.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3186-apa-chapada-do-araripe-comemora-15-anos.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada do Araripe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.