APA do Ibirapuitã participa da Semana de Engenharia Florestal na UFSM

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 28/05/2009
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Ibirapuitã, no Rio Grande do Sul, participou da Semana Acadêmica da Engenharia Florestal, organizada pelo Diretório Acadêmico. Na terça-feira (26), os alunos do curso de engenharia florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) assistiram à palestra ministrada pela analista ambiental Eridiane Lopes da Silva, chefe da APA, sobre pesquisa nas Unidades de Conservação (UCs) federais e estaduais da região.

Durante o evento foi realizada uma reunião dos alunos em grupos menores para discutir o conteúdo apresentado, formular perguntas e propor discussões para o palestrante. Uma das propostas discutidas pelo grupo foi a formulação de um documento público gerado por mais de cem alunos participantes da Semana Acadêmica, solicitando à governadora do Estado, Yeda Crusius, a implementação das UCs que até agora só existem no papel.

Outra proposta dos estudantes foi a de que seja assinado um convênio entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a UFSM para a realização de estágios e pesquisas de mestrado e doutorado nas UCs federais, em especial na APA do Ibirapuitã.

Eridiane explicou que é preciso aproximar a pesquisa científica gerada pelas universidades e em especial pelas universidades públicas das necessidades reais de informações e soluções de problemas da sociedade brasileira.

"Parte desta carência de dados está dificultando a plena gestão das nossas UCs. Precisamos favorecer uma maior aproximação entre a Academia e o ICMBio, principalmente favorecendo parcerias entre estudantes e pesquisadores e os analistas ambientais lotados nas nossas UCs e Centros de Pesquisa", concluiu Eridiane.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ibirapuitã (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.