Associação da Resex do Cazumbá-Iracema celebra 20 anos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 29/08/2013
Nos dias 17 e 18 de agosto, a Associação dos Seringueiros do Seringal Cazumbá (ASSC) celebrou seus 20 anos de fundação com muita festa na comunidade do Núcleo do Cazumbá, localizada na Reserva Extrativista (Resex) do Cazumbá-Iracema, no Acre. A comemoração, organizada pela comunidade em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Prefeitura de Sena Madureira, contou com diversas atividades como o atendimento do Programa Saúde Itinerante, torneio de futebol, apresentação de quadrilha, exposição fotográfica, música, gincana e brincadeiras para as crianças.

Fundada em 1993, a ASSC foi criada para fortalecer o movimento seringueiro local que se contrapunha à criação de um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na área do Seringal Iracema, sendo a primeira associação criada no município de Sena Madureira. Após muita luta, em 2002, a comunidade conseguiu o seu maior objetivo: a criação da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema que abrange mais de 750 mil hectares garantindo a preservação do território para as famílias seringueiras. Atualmente, a Reserva abriga aproximadamente 350 famílias.

"É muito importante relembrar e comemorar as conquistas que tivemos ao longo dessa caminhada de 20 anos e possibilitar que os nossos jovens e crianças conheçam a história e a trajetória de luta dos seus pais e avós para a criação da reserva extrativista onde moramos, pois eles são o futuro da nossa comunidade", destacou Aldeci Maia, o Nenzinho, liderança comunitária e presidente da Associação dos Seringueiros do Seringal Cazumbá.

Reconhecimento

Em 2002 e 2004 a ASSC recebeu o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), pelos relevantes serviços prestados à preservação da Amazônia e de manutenção das famílias na floresta. Em 2004, a entidade tamém recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Ministério da Cultura, pelo trabalho desenvolvido na preservação do patrimônio histórico-cultural das comunidades da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, através da criação do núcleo comunitário do Cazumbá e da manutenção dos seringueiros em suas áreas, preservando suas raízes e a tradição local.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4253-associacao-da-resex-do-cazumba-iracema-celebra-20-anos.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.