Berço das águas, Cerrado tem apenas 3% do bioma protegidos

Radioagência Nacional - http://radioagencianacional.ebc.com.br/ - 10/09/2016
Este domingo (11) é o Dia do Cerrado. Considerado o berços das águas do Brasil e com grande diversidade biológica, o Cerrado apresenta as mais altas taxas de desmatamento do país.

Dados do Ministério do Meio Ambiente mostram que apenas 3% do bioma estão protegidos em unidades de conservação. A área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, por exemplo, que chegou a ter até 600 mil hectares, atualmente tem apenas 65 mil hectares.

O governo pretende ampliar a área do parque para 242 mil hectares. No entanto, a decisão foi adiada por pressão dos ruralistas.

O professor da Universidade de Goiás e doutor em ecologia Rafael Loyola comentou a situação do Cerrado no Distrito Federal (DF) e destaca a necessidade de se criar uma consciência ecológica.

Neste sábado (10) e domingo, o projeto "Virada Ecológica" promoverá no Parque da Cidade, no Distrito Federal, atividades culturais, esportivas e lúdicas.



http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2016-09/berco-das-aguas-cerrado-tem-apenas-3-do-bioma-protegidos
Cerrado

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.