Biodiversidade e Consumo Consciente serão temas da sexta edição da Semana do Meio Ambiente

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 27/05/2010
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realiza de 08 a 10 de junho, no Parque Estadual Mãe Bonifácia, a Semana do Meio Ambiente. Esta será a sexta edição do evento e terá como temas a importância da Biodiversidade e os desafios do Consumo Consciente. Durante a abertura do evento no dia 08.06, às 8 horas, no Salão Nobre "Cloves Vettorato", no Palácio Paiaguás, com a presença do governador Silval Barbosa e do secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, serão realizadas duas Conferências sobre os temas foco da Semana do Meio Ambiente, com Miguel Serediuk Milano e Paula Gabriela Freitas, do Instituto ICLEI. Na parte da tarde a programação segue no Parque Estadual Mãe Bonifácia.

Além de conferências, palestras, mesas redondas, mostra de projetos e publicações científicas, a Semana do Meio Ambiente terá uma intensa programação cultural e, no dia 10.06, encerrando as comemoração da Semana do Meio Ambiente, o Governo do Estado, por meio da Sema, assinará o Termo de Cooperação Técnica com prefeituras, Ministério Público e a Ong TNC, visando o Enquadramento e a Regularização Socioambiental das Propriedades Rurais e o Termo de Adesão ao Termo de Parceria do Projeto Vale Luz com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Caixa Econômica Federal.

Para a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão Guedes, a Semana do Meio Ambiente é um espaço de comunicação entre o poder público e a sociedade civil. "Nesse espaço, estaremos mostrando o resultado dos esforços já empreendidos visando proporcionar mudanças de comportamentos que levam a atitudes ambientais corretas". Para isso, o evento está sendo organizado em torno de atividades que vão envolver não só os servidores da Sema mas também a comunidade de uma forma geral, em especial as crianças e adolescentes.

"Estaremos oferecendo aos participantes momentos que levem a reflexão sobre os pricipais atores e fatores responsáveis pelos impactos ambientais e mostrando como o Governo, Ong's, empresas, instituições de ensino e outros atores estão enfrentando essas realidades e formas de gestão para mitigação desses impactos", explicou.

O evento que terá como um de seus focos a importância da biodiversidade, acompanha as discusões internacionais em torno do assunto e, reconhece este ano como o Ano Internacional da Biodiversidade, como declarou a ONU e, traz também em pauta o consumo consciente que será abordado por meio da apresentação de experiências positivas implementadas por empresas de âmbito nacional e local. "Queremos que a comunidade tenha o conhecimento da existência de esforços concretos na adoção de comportamentos e atitudes ambientalmente corretas".

O evento está direcionado aos servidores da Sema, estudantes e a comunidade em geral, informando sobre vários temas ligados a efetivação da política ambiental em prol da biodiversidade e do consumo consciente. "Nossa intenção é de que todos possam assumir esses compromissos de forma individual e coletiva, adotando as boas práticas no nosso dia-a-dia", saltientou Vania Márcia.

O evento está sendo organizado pela Sema e todas as superintendencias do órgão - de Educação Ambiental; de IndÚstria, Mineração e Serviços; de Gestão Florestal; de Biodiversidade; de Monitoramento de Indicadores Ambientais; de Fiscalização e Núcleo Ambiental; em parceria com os conselhos estaduais de Meio Ambiente (Consema) e Recursos Hídricos (Cehidro), Secretarias de Estado de Educação, de Comunicação Social e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de empresas privadas.

BIODIVERSIDADE

A biodiversidade é um bem público global como foi reconhecido há 20 anos pela Convenção sobre a Biodiversidade (CDB). A convenção tinha como objetivos a diversidade biológica, sua utilização sustentável e a partilha justa e proporcional dos benefícios associados ao uso dos recursos genéticos.

Nos últimos anos a prioridade das ações se voltaram para a redução do ritmo de perda da biodiversidade. Entretanto, se por um lado chegou-se a compreensão de que a política de uso e ocupação estabelecidos pelo homem para atender suas necessidades de consumo de recursos naturais tem gerado pressões significativas no meio ambiente, chegou-se também a compreensão de que existe um limite para os danos que o homem pode infringir ao meio ambiente, ou seja, a Terra está evoluindo para um estado onde ela poderá não se recuperar mais.

Foi nesse contexto que a Assembleia Geral das Nações Unidas (AIB) declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo para a continuidade da vida na Terra, visando identificar e combater as ameaças subjacentes.

Na verdade, trata-se de uma campanha global instituída para fomentar medidas de proteção da biodiversidade em todo o mundo, um momento que deve ser encarado como um marco significativo, cujo êxito depende de medidas inspiradoras em todos os setores a nível mundial.

CONSUMO CONSCIENTE

A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente, que podem ser positivos ou negativos.

Ao comprar produtos de uma empresa que utiliza trabalho escravo, por exemplo, o consumidor financia essa prática abominável. Por outro lado, se comprar alimentos orgânicos ou de comércio justo, contribuirá com setor da economia que não utiliza substâncias tóxicas em sua produção e que não agride o meio ambiente.

Aquela velha prática de "lavar as mãos", de encontrar um culpado pelas mazelas do mundo, é inválida no consumo consciente. Se algo está errado, todos têm uma parcela de responsabilidade.

A escassez de recursos naturais, nesse sentido, não pode ser atribuída somente às empresas, pois foram os consumidores que financiaram sua exploração.

Por isso, é fundamental estar bem informado sobre os produtos e serviços que serão adquiridos ou contratados. O poder de transformação social está nas mãos dos consumidores, e cabe a eles escolher como fornecedoras empresas éticas, que respeitam os direitos humanos e os limites naturais do planeta.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente - 2010, Ano Internacional da Biodiversidade e o Desafio do Consumo Consciente".

Data: 08 de Junho de 2010 (terça-feira)
Local: Salão Nobre Cloves Vettorato - Palácio do Governo
Hora: 8h

Abertura Oficial - Governador de Mato Grosso e Secretário de Estado do Meio Ambiente
Apresentação Cultural

Hora: 9h30 - Conferência I:
A importância da Biodiversidade - Miguel Seredilk Milano

Hora: 10h30 - Conferência II:
Compras Públicas Sustentáveis - Paula Gabriela Freitas (Instituto ICLEI)

Almoço

Local: Parque Mãe Bonifácia - Tenda Central

Hora: 14h - Apresentação Cultural

Hora: 14h30 - Palestra I:
- Biodiversidade de Plantas Medicinais - Prof.ª Maria de Fátima Barbosa Coelho (Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) - Mossoró/ RN)

Hora: 15h30 - Palestra II:
- Consumo Consciente e suas atualidades - Valmi Simão - SEMA/MT

Hora: 16h30 - Apresentação Cultural

Hora: 16h30 às 17h30 - Amostra de Poster

Hora: 17 h - Apresentação Cultural


Local: Parque Mãe Bonifácia - Concha Acústica
Hora: 16h - Apresentação Cultural


Data: 09 de Junho de 2010 (quarta-feira)

Local: Parque Mãe Bonifácia - Concha Acústica
Hora: 8h30 e 16 h - Apresentação Cultural


Local: Parque Mãe Bonifácia -Tenda Central
Hora: 8h - Palestra III:
- Politica Nacional de Biodiversidade (Ministério do Meio Ambiente - MMA)

Hora: 9h - Palestra IV:
- Espécies Ameaçadas: um guia para políticas de conservação (Fabio Olmos/ Permiam Brasil)

Hora: 10h - Palestra V:
- Manejo Florestal Sustentável de baixo Impacto (Julio Bachega - CIPEM/Cuiabá)

Hora: 11h - Palestra VI:
- Manejo Florestal de produtos e sub produtos madeireiros (Fernando Allegretti - Consultor do projeto PNUD/BRA/00 GEF)

Hora: 12h - Almoço

Hora: 14h - Apresentação Cultual
Hora: 14h30 às 16h30 - Mesa Redonda I " Biodiversidade de Mato Grosso"
- Invertebrados Prof. Fernando Vaz Mello (UFMT)
- Herpetofauna (anfíbios e répteis) Prof.ª Tami Mott (UFMT)
- Ictiofauna (peixes) Prof. Francisco Machado (UFMT)
- Ornitofauna (aves) Prof. João Pinho (UFMT)
- Mastofauna (mamíferos) Prof. Manoel dos Santos Filho (UNEMAT - Cáceres)
- Vegetação Prof.ª Cátia Cunha (UFMT)

Hora: 16h30 às 17h30 - Amostra de Poster
Hora: 17h - Apresentação Cultural


Data: 10 de Junho de 2010 (quinta-feira)

Local: Parque Mãe Bonifácia - Concha Acústica
Hora: 8h30 e 16 h - Apresentação Cultural

Local: Parque Mãe Bonifácia - Tenda Central
Hora: 8h - Apresentação cultural
Hora: 8h30h às 11h30 - Mesa Redonda II: "Consumo Consiente nas Instituições"
- Governo Nacional - Agenda Ambiental A3P Ministério do Meio Ambiente - MMA
- Governo Estadual - Consumo Consciente - Ricardo Botelho (SEMA/MG)
- Iniciativa Privada - Consumo Consciente na empresa - Leandro Plentz (Pão de Açucar -SP)

Hora: 14h30h às 16h30 -
- Consumo Consiente na Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso - SEMA/MT
- Debate e elaboração do Acordo Institucional de Consumo Consiente

Hora: 16h30 - Apresentação Cultural

Hora: 17h - Assinatura de Termos de Cooperação Técnica
- Enquadramento e a Regularização Socioambiental das Propriedades Rurais - Municipios/SEMA/MMA/TNC

- Assinatura do Termo de Adesão ao Termo de Parceria do Projeto Vale Luz, com os seguintes parceiros: Governo do Estado/TRT/TCE/Caixa Economica Federal.

Hora: 17h30 - Encerramento da Semana do Meio Ambiente
- Secretário de Estado do Meio Ambiente- SEMA-MT
- Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente - MMA


Programação para público infanto-juvenil
Data: 08, 09 e 10/05/2010
Local: Concha Acústica - Praça do Cerrado - Parque Mãe Bonifácia
Hora: 8h
Recepção com animação - Educação Ambiental
Hora: 15h
Bonecos Gigantes para recepção dos ônibus



http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraNoticia.aspx?cod=2570
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mãe Bonifácia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.