Blitz no Tinguá autua cinco por retirada de areia

O Globo, Rio, p.19 - 11/03/2005
Blitz no Tinguá autua cinco por retirada de areia
A Comissão de Defesa do Meio Ambiente, da Alerj, promoveu ontem a primeira de uma série de blitzes ecológicas na Reserva do Tinguá, onde o ambientalista Dionísio Julio foi assassinado, no dia 22 de fevereiro. Cinco exploradores de areia foram autuados durante a operação, que contou com a participação de 30 policiais federais, militares e civis, além de agentes do Ibama. O deputado Carlos Minc (PT), membro da comissão, entregou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, uma lista com nomes de 18 ambientalistas ameaçados de morte.
Outros cinco areeiros fugiram durante a operação de ontem. Embora autorizados a exercer a atividade pela Feema, eles não cumpriam exigência de recuperar as áreas exploradas.
Promotor quer a reconstituição do crime
O promotor de Justiça Marcelo Muniz também esteve no Tinguá para fotografar e observar o cenário em que o ambientalista foi assassinado. Hoje, na 4 Vara Criminal de Nova Iguaçu, haverá o interrogatório de Leonardo de Carvalho Filho, acusado da morte do ambientalista. O promotor disse que vai pedir a reconstituição do assassinato.

O Globo, 11/03/2005, p. 19
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.