Jornal Terceira Via - http://www.jornalterceiravia.com.br/ - 03/03/2015
O Parque Estadual do Desengano (PED) desmentiu um boato de que uma onça-pintada teria comido uma pessoa na região conhecida como Sossego do Imbé, distrito de Santa Maria Madalena. Segundo a administração do parque, essa informação vinculada é falsa, já que não há registros oficiais recentes dessa espécie no parque, tendo a grande possibilidade de não existir mais nesta unidade de conservação.
A espécie de onça encontrada no PED é a onça-parda, também conhecida como suçuarana ou onça de lombo preto, espécie de felino ameaçada de extinção e topo da cadeia alimentar. O parque é situado entre os municípios de Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos.
A espécie, que pode chegar próximo dos 70 quilos, quando adulto, é um animal arredio e de difícil visualização.
Caso o animal seja avistado, os Guarda-Parques alertam para não fazer movimentos bruscos na direção da onça, que poderá se sentir acuado e atacar. Também não é recomendado se aproximar dos filhotes, para a mãe não considerar uma ameaça à sua prole.
http://www.jornalterceiravia.com.br/noticias/norte-noroeste_fluminense/65813/boato:-parque-estadual-do-desengano-desmente-ataque-de-onca-na-unidade
Biodiversidade:Fauna
Unidades de Conservação relacionadas
- UC Desengano (PES)
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.