Bombeiros controlam fogo e pontos turísticos devem ser reabertos em Chapada dos Guimarães (MT)

G1 - http://g1.globo.com/ - 13/09/2017
A estimativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é de que 2,7 mil hectares de vegetação tenham sido destruídos.



O Corpo de Bombeiros controlou, na terça-feira (12), dois incêndios florestais que atingiram o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá na semana passada. Com o fim das chamas, o instituto havia divulgado que os atrativos turísticos que haviam sido fechados seriam reabertos para visitação. A estimativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é de que 2,7 mil hectares de vegetação tenham sido destruídos.

Segundo o ICMBio, o incêndio que atingiu o Morro de São Jerônimo foi controlado com a ação simultânea dos brigadistas e do apoio de aeronaves. Já as chamas na região do Rio Mutuca foi combatido com o lançamento de cargas d'água pelos aviões tanques.

Com o fim dos incêndios, o Circuito das Cachoeiras, que havia sido fechado, seria reaberto à visitação, conforme boletim do ICMBio.

Apenas o Morro de São Jerônimo e a Travessia da Casa do Morro permanecerão fechados. Os atrativos só deverão ser abertos depois que as áreas estejam minimamente recomposas, permitindo uma visitação segura e agradável.

De acordo com o ICMBio, os demais atrativos continuam abertos: Véu de Noiva, Cachoeira dos Namorados e Cachoeirinha, Vale do Rio Claro e Cidade de Pedras.

Apesar do fim do incêndios que vinham sido combatidos, uma nova queimada foi identificada durante sobrevoo na área queimada. O novo foco fica às margens da MT-351, que fica próxima ao parque, mas não oferece risco à unidade de conservação.



https://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/bombeiros-controlam-fogo-e-reabrem-pontos-turisticos-em-chapada-dos-guimaraes-mt.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.