Cariri terá parque eólico

Diário do Nordeste - 29/03/2008
O Cariri vai ganhar um parque eólico. Serão instalados 42 aerogeradores na Baixa do Maracujá, em cima da serra do Araripe. O aerogerador é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento cuja missão é converter energia eólica em energia elétrica.

Cada uma das turbinas tem potência para dois megawatt, uma unidade de medida correspondente a 106 watts. No total, serão 84 megawatt, que serão injetados na rede de distribuição de energia da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).

A iniciativa é da SoWiTec do Brasil Energias Alternativas Ltda, com sede em Natal (RN), que iniciou o trabalho de aproveitamento da força dos ventos para transformação em energia elétrica na Alemanha. Os projetos estão sendo desenvolvidos nos Estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Piauí, Sergipe e Ceará.

A princípio a instalação do Parque Eólico do Cariri estava projetada para a Floresta Nacional do Araripe. Entretanto, o geólogo Francisco Jackson Antero de Souza, chefe da Unidade de Conservação Federal APA Chapada do Araripe, não permitiu que o sistema fosse instalado na floresta.

Jakson argumentou que a necessidade de acesso para as torres geradoras de energia contribuiria para a devastação da vegetação. Além disso, segundo ele, nas proximidades dos parques eólicos é detectada poluição sonora, devido ao ruído produzido. Há também quem considere que sua silhueta afeta a paisagem.

Jackson indicou duas áreas fora da floresta e orientou que o pedido de licença fosse encaminhado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a quem cabe a autorização para exploração dos serviços. Depois da concessão da licença, a próxima etapa é a assinatura de contrato para arrendamento das áreas com os respectivos proprietários.

De acordo com o projeto, a energia eólica possibilita mais postos de trabalho do que qualquer outra fonte de energia. Estima-se que, para um parque eólico de 100mw, são gerados 250 empregos diretos na construção do empreendimento e mais 100 para manutenção e operação. Cada megawatt representa um investimento de 4 milhões, gerando crescimento sustentável e renda distribuída em regiões desfavorecidas.

Os aerogeradores não podem ser instalados de forma rentável em qualquer área, já que requerem vento constante mas não excessivamente forte. Este tipo de gerador tem se popularizado rapidamente devido ao fato de a energia eólica ser um tipo de energia renovável, diferente da queima de combustíveis fósseis. É também considerada uma "energia limpa", já que não requer uma combustão que produza resíduos poluentes nem a destruição da natureza. No entanto, a quantidade de energia produzida é ainda uma mínima parte da que se consome pelos países desenvolvidos.

Mais informações:
Ibama, escritório do Crato
Praça Joaquim Fernandes Teles, 10, bairro Pimenta, Crato
(88) 3521.1529
CEP 63.100-000
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araripe-Apodi
  • UC Chapada do Araripe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.