Chapada dos Veadeiros seleciona brigadistas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 10/03/2015
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) está com inscrições abertas para contratação de brigadistas, que deverão atuar na prevenção e combate a incêndios florestais no período de 1o de junho a 31 de outubro. Os interessados podem se inscrever até o dia 24 de abril na portaria do Parque, situada na vila de São Jorge, município de Alto Paraíso (GO).

Os candidatos, que devem ter idade entre 18 e 55 anos, passarão por uma prova de aptidão física, marcada para 26 de abril, às 8h. "No total, serão contratados 28 brigadistas. Os selecionados vão participar de um curso de formação teórico e prático com duração de seis dias, entre 26 de abril e 1o de maio", explica Carla Guaitanele, chefe do Parque.

Com jornada de trabalho de 15 dias por mês (trabalha uma semana e folga outra), os contratados receberão salário de R$ 1.097,00 (brigadista) e R$ 1.459,00 (chefe de esquadrão), mais auxílio-transporte e auxílio pré-escolar (para aqueles que têm filhos menores de seis anos). Há ainda disponibilidade de alojamento para os novos brigadistas.

De acordo com Carla Guaitanele, os incêndios são bastante recorrentes nessa Unidade de Conservação (UC). "Em 2014, tivemos 8.500 hectares queimados, o que corresponde a doze por cento do Parque", destacou. Ainda segundo a chefe da UC, o período mais crítico ocorre no auge da seca, entre os meses de agosto e outubro, quando acontecem muitas queimadas provocadas pela ação humana - tanto de forma acidental (queima de pasto, por exemplo) quanto intencional (incêndio criminoso).

"Nos dois primeiros meses de atuação dos brigadistas, faremos um trabalho forte de prevenção, através da implantação de aceiros, faixas de terreno limpas que evitam que o fogo de fora entre no Parque. Já nos três meses seguintes, eles devem atuar diretamente no combate aos incêndios. A ideia é evitar que as queimadas se espalhem e tomem maiores proporções", esclarece Guaitanele.

Saiba mais sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (http://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/).

A lista de documentos necessários e o formulário de inscrição estão disponíveis na notícia original.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6727-chapada-dos-veadeiros-seleciona-brigadistas.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.