'Com Comperj, todos os rios estão ameaçados', diz biólogo

SRZD - http://www.sidneyrezende.com - 25/07/2011
Segundo uma denúncia feita ao Ministério Público Federal (MPF), pelo biólogo Mario Moscatelli, do projeto Olhoverde, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim está ameaçada. Ele sobrevoou a área e viu além de esgoto in natura e lixo, uma mancha de óleo de dois quilômetros no Rio Guaxindiba, entre os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, Região Metropolitana do Rio.

"A perda de espécies animais pode chegar a 90%. Com o Comperj, todos os rios estão ameaçados", disse Moscatelli.

O biólogo também encaminhou a denúncia para a Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj. De acordo com a deputada Aspásia Camargo, a ameaça recai sobre toda a baía.

Segundo a Cedae, concessionária não responde pela coleta de esgotos nas cidades e que irá terminar a construção de uma estação de tratamento em São Gonçalo, que teve início há 15 anos.

A prefeitura de São Gonçalo disse que só irá se pronunciar depois de acionada pelo MPF, já a de Itaboraí, afirma que todo o lixo da cidade é encaminhado para um centro de tratamento.




http://www.sidneyrezende.com/noticia/138894+com+comperj+todos+os+rios+estao+ameacados+diz+biologo
Recursos Hídricos:Poluição

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Guapimirim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.