Conselho consultivo da Reserva Biológica do Jaru desenvolve ações para preservar buritizais da Amazônia

ICMBIo - www.icmbio.gov.br - 19/06/2009
A equipe da Reserva Biológica do Jaru promoveu dia 9 de junho, no município de Ji-Paraná-RO, reunião dos membros de seu conselho consultivo. Entre os objetivos estava reforçar o envolvimento dos diversos setores da sociedade em ações ambientais, levando conscientização acerca da importância da Reserva e os ecossistemas a exemplo dos buritizais. Durante a reunião foi definido o Plano de Ação do Conselho, que prevê entre outras atividades, ações nas áreas de agroecologia e sustentabilidade ambiental junto às comunidades vizinhas.

Um dos projetos trata da proteção e valorização do buriti, palmeira nativa da região norte da América do Sul cujo fruto é fonte de alimento das comuidades locais, por ser rica em vitaminas A, B e C, fornecer cálcio, ferro e proteínas. O fruto pode ser utilizado na fabricação de pães, sucos, bolos, óleos, além de sabonetes e artesanatos de suas fibras.

Desenvolvido inicialmente pela comunidade do bairro Primavera de Ji-Paraná, juntamente com a Escola Beatriz Ferreira da Silva vencedor da 1ª Edição do Prêmio Minha Sociedade Sustentável, o projeto será ampliado especialmente para as áreas degradadas de assentamentos rurais vizinhas da UC.

O objetivo será promover o reflorestamento, valorização e conservação ambiental dos buritizais da Amazônia utilizando-se de divulgação dos produtos advindos da palmeira e qye servem como importante fonte alimentar e de geração renda.

Entre os membros presentes e convidados estavam representantes das prefeituras dos municípios do entorno da Unidade, Ministério Público Federal, Funai, organização indígena, universidades, projetos de pesquisa e de tecnologia social, estudantes, pesquisadores, professores, e moradores do entorno, entre outros.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.