Consulta pública debate criação da Reserva Extrativista de Chapada Limpa no cerrado

Jornal Pequeno - 07/07/2006
A Superintendência do Ibama no Maranhão realiza hoje, 7, a partir das 8h30 uma Consulta Pública na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Chapadinha para debater a proposta de criação da Reserva Extrativista de Chapada Limpa.

A área proposta para a Reserva Extrativista de Chapada Limpa está localizada a cerca de 40 km da sede urbana de Chapadinha, integrando a bacia hidrográfica do Rio Munim, mais precisamente nas regiões de chapadas localizadas entre o Igarapé do Riacho Mutum e o Igarapé do Brejo da Bandeira. A consulta pública é um passo importante para a conclusão do processo que começou em 2004. Naquela ocasião, o povoado de Juçaral II, por meio de sua associação de moradores, entrou em contato com o Centro Nacional de Populações Tradicionais do Ibama, com a idéia de criar uma reserva extrativista.

Durante os primeiros meses de 2006, o órgão ambiental federal enviou uma equipe de analistas ambientais ao local para a realização de vistorias técnicas e de um levantamento das condições de vida dos povoados próximos e de seus moradores. Após este trabalho, elaborou-se o laudo biológico da Chapada Limpa e um levantamento sócio-econômico sobre as condições de vida das comunidades daquela área. Estes documentos avaliam os recursos naturais disponíveis, os indicadores sociais dos habitantes da região e os problemas ambientais existentes.

Considerando todos os fatores encontrados, o parecer do Ibama foi favorável à criação, em Chapada Limpa, de uma Reserva Extrativista - tipo de unidade de conservação que prevê o uso sustentável dos recursos naturais por populações que tiram sua sobrevivência das atividades ligadas ao extrativismo, tendo como princípio a gestão comunitária das ações.

A região de Chapada Lima se enquadra neste perfil: os moradores de sua parte alta e de regiões próximas têm como uma de suas principais fontes de subsistência a extração do bacuri, enquanto que os grupos localizados nas áreas mais baixas praticam com mais intensidade o extrativismo de babaçu (como fonte de renda) e de outras palmeiras características de áreas alagáveis, como juçara e buriti (mais para consumo próprio).

Somado à questão da sobrevivência dessas populações, aparece como fator de relevância para a criação dessa Reserva o aspecto ambiental, devido ao impacto positivo que pode ter a implantação de uma Unidade de Conservação na região de cerrado do nordeste do Maranhão. Trata-se de uma área que apresenta características especiais, pois ali podem ser encontradas espécies típicas tanto da região amazônica quanto da caatinga. Dessa maneira, tem-se uma transição de três biomas distintos, o que torna a região de Chapada Limpa essencial para a sobrevivência de diferentes formas de vida. Entretanto, toda esta biodiversidade pode ser comprometida pela exploração do regime de monocultura, principalmente o cultivo da soja e do eucalipto, ou ainda a utilização daquelas terras para pastagens de animais, algo que já vem acontecendo em outras porções do cerrado brasileiro.

A expansão do agronegócio, em conjunto com o aumento da urbanização, já são responsáveis pela alteração de aproximadamente 80% da área originall do cerrado no Brasil. Segundo estudos locais, o território de Chapadinha, onde se localiza a Chapada Limpa, devido à facilidade de erosão e de perda de fertilidade de seu solo, apresenta limitações para o desenvolvimento das chamadas culturas de ciclo curto, ainda que sejam empregadas técnicas avançadas de plantio. Assim, teme-se pelos impactos sócio-ambientais que a monocultura pode acarretar: degradação do solo e das fontes de água, desmatamento, desertificação e destruição de habitats naturais.

As populações de Chapada Limpa vêm travando uma longa batalha em nome de sua manutenção, que está irremediavelmente vinculada à própria preservação do cerrado maranhense. Há registros de que desde o século XIX essas comunidades sofrem ameaças dos interesses hegemônicos de diversas épocas, nos dias atuais eles são representados pela expansão das fronteiras agrícolas e do agronegócio.

UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada Limpa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.