Continuam as operações contra incêndios nos parques nacionais

Brasília - DF - 06/09/2007
Segundo o coordenador do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, Elmo Monteiro, a situação no Parna Chapada das Mesas, no estado do Maranhão, está controlada. O helicóptero do Ibama constatou pequenos focos de incêndio no interior da unidade de conservação que estão sendo combatidos pela equipe de brigadistas. Eles trabalham com bombas costeiras e abafadores para proteger o interior e as vias que margeiam o parque contra novos incêndios.

Elmo Monteiro alerta a população do entorno do parque, a maioria moradores de assentamentos rurais, para não realizar nenhum tipo de queima para limpeza do pasto ou da terra, como é o costume nessas comunidades. Numa área em que os fatores climáticos contribuem para a proliferação dos incêndios, deve-se ter muito cuidado para não contribuir para o início deles, ressalta Monteiro.

A equipe que atua no Parna Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, foi reforçada e já conta com 300 pessoas estão empenhadas em controlar os focos de incêndio. A Aeronáutica dá apoio à operação com homens e aeronaves. Segundo imagens de satélite obtidas hoje, o fogo consumiu cerca de 2.500 hectares da área do parque.

No estado de Goiás, cem brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, e voluntários combatem há uma semana focos de incêndio que já atingiram mais de 20 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Até o domingo passado, as chamas haviam sido controladas, porém, novos focos foram detectados por satélite e confirmados em campo. Uma aeronave dá apoio à operação. O parque foi fechado para visitação e só reabrirá quando não houver riscos para os turistas.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  • UC Chapada dos Veadeiros
  • UC Chapada das Mesas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.